Equipamentos para jateamento abrasivoJateamento abrasivo é um processo industrial usado para polir ou limpar vários tipos de objetos. Os profissionais que realizam o serviço de jateamento utilizam equipamentos para jateamento abrasivo de alta potência juntamente com materiais abrasivos em spray na superfície do objeto. Dependendo do tipo dos materiais e equipamentos utilizados, o jateamento abrasivo pode também ser conhecido como jateamento ou lavagem sob pressão.

Durante o jateamento abrasivo, o material abrasivo é armazenado sob alta pressão. Este meio pode incluir partículas de vidro fino, água, areia ou ar sob pressão. O tipo de meio utilizado depende muito da aplicação. Em áreas ambientalmente sensíveis, materiais orgânicos podem ser utilizados como um meio ecologicamente correto para a efetuação dos trabalhos de jateamento.

Os equipamentos de jateamento abrasivo variam desde máquinas de grande porte até pequenas unidades de jateamento portáteis, do tamanho de uma mochila. A maioria desses equipamentos e pistolas de jateamento, além de compressores de ar, é projetada para acomodar apenas um certo tipo de material abrasivo, apesar de que algumas unidades maiores podem ser mais versáteis. A câmara da máquina é preenchida com o material abrasivo, sendo então ligada a uma mangueira. Os profissionais de jateamento usam um bico na mangueira para direcionar o produto abrasivo para o objeto com níveis elevados de pressão.

Jateamento abrasivoEste processo pode ser usado para muitos tipos de aplicações, desde a limpeza de peças até mesmo a remoção da pintura. Muitos estaleiros de construção de embarcações costumam empregar os modelos de equipamentos de jateamento abrasivo para limpar o casco do navio ou com o objetivo de remover a tinta na preparação para a pintura. O serviço de jateamento também é usado na construção civil, na limpeza das paredes de pedra ou tijolo. Um jateamento abrasivo consegue remover pichações das paredes, pintura de faixas de carros ou o mofo e a sujeira de qualquer superfície. Este tipo de equipamento também é amplamente aproveitado para limpar piscinas.

Uma das principais vantagens dojateamento abrasivo é que pode eficazmente limpar e polir um objeto sem danificar sua superfície. Este processo permite que os engenheiros possam trabalhar em grandes superfícies em um período relativamente curto de tempo. Também ajuda a limpar uma superfície mais profunda do que a maioria das outras técnicas. Ao escolher o equipamento correto de jateamento abrasivo, os trabalhadores também podem acessar áreas difíceis de alcançar, que não seriam acessíveis através de outros métodos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos