Uso do cimento de alvenaria na construçãoO cimento de alvenaria é a mistura do cimento especial com a areia em proporções específicas, além de água, água para formar uma argamassa com forte ligação. Esta argamassa é notável por sua resistência, durabilidade, estética e resistência à deterioração atmosférica e à química. É amplamente utilizado no trabalho em blocos de alvenaria e com tijolos, mas não é considerado um suprimento adequado para o concreto de alvenaria.

Originalmente, os tipos de cimentos de alvenaria foram criados para economizar tempo na construção, uma vez que se mostram alternativas mais confiáveis para a preparação de paredes antes da aplicação de cal hidratada. O cimento de alvenaria também é verificado e testado para garantir que esteja de acordo com as especificações padronizadas do produto (seguinda a normalização feita pela EB 1964/89 ou NBR 10907, da Associação Brasileira de Normas Técnicas). Os aditivos adicionados no processo de fabricação de cimento conferem mais durabilidade ao tipo de cimento de alvenaria. Os cimentos de alvenaria com propriedades diferentes são usados para inúmeros tipos de obras de alvenaria.

Cimento de alvenariaNa construcão civil, os cimentos de alvenaria são classificados em três categorias principais: Tipo N, Tipo S e Tipo M. O cimento tipo N é usado para preparar argamassas de propósito geral a fim de que possa ser usado na construção de paredes externas. Já o cimento de alvenaria do tipo S e os cimentos para alvenaria tipo M são usados em argamassas para estruturas de suporte de carga, bem como para os trabalhos de pavimentação.

Esses cimentos de alvenaria são misturados em máquinas em proporções especificadas com a finalidade de assegurar um bom manuseio do produto. Este detalhe é importante, pois a argamassa deve ser maleável o suficiente para ser facilmente escavado e aplicado com uma espátula. Cabe lembrar que o ciclo de vida do produto pode ser afetado pelas condições no local de trabalho, que podem provocar a secagem do cimento de modo mais rápido do que o normal.

O uso de argamassa já seca oferece uma qualidade inadequada para junção de tijolos ou pisos. Além disso, a argamassa torna-se totalmente inutilizável depois de duas horas. Por este motivo, é aconselhável misturar argamassas apenas em pequenas quantidades necessárias, aplicando-as assim que ocorrer a mistura.

Além das propriedades do cimento de alvenaria, a durabilidade do serviço depende também do nível e da experiência do pedreiro que fará o acabamento. A experiência e a qualidade do profissional irão contribuir para um trabalho perfeito, uniforme, preciso e detalhado. O trabalho de alvenaria, após concluído, tende a ser muito resistente à umidade, requerendo pouca manutenção ou serviços de reparo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil