Grafite usinado e suas aplicações na indústria

Grafite usinado e suas aplicações na indústriaO grafite usinado é utilizado em diversas aplicações, tais como lápis e outros objetos, porque pode variar muito em termos de dureza e rigidez. Basicamente, existem dois principais tipos de grafite: grafite sintético e natural. O grafite sintético é um material compósito à base de petróleo que é classificado por qualquer método de fabrico ou pela fase de produção ou de ambos. Embora seja um polimorfo de carbono, o grafite é um suprimento industrial também pode ser combinado com carbono amorfo, a fim de criar o grafite de carbono, que oferece maior resistência e dureza, bem como um menor nível de resistência ao calor e condutividade de eletricidade. Geralmente, os grafite usinados oferecem propriedades benéficas, como a resistência, dureza, resistência à corrosão, lubrificação seca e auto-lubrificação. O grafite também é um condutor elétrico razoavelmente bom, o grafite EDM é freqüentemente utilizado para aplicações de usinagem de descarga elétrica. No entanto, só pode conduzir a eletricidade no plano das camadas de carbono em sua estrutura molecular.

Existem cinco processos de usinagem de grafite comum: moldagem por compressão, moldagem isostática, moldagem de vibração, moldagem e extrusão. Todos esses métodos utilizam um fino pó de grafite, fabricado a partir de grafite em estado bruto, sintético ou natural. A moldagem por compressão possui um volume alto e o método de alta pressão de moldagem em que o grafite é submetido é geralmente pré-aquecido e termicamente expandido e, em seguida colocado em uma cavidade do molde aberto, aquecido. Em seguida, o molde é fechado com uma força mecânica elevada e, em seguida, é aplicada uma pressão para forçar o grafite a entrar em contato com todas as áreas do molde, mantendo a pressão e calor. A prensagem isostática é um método de moldagem que cria o grafite isostático, que contém propriedades isotrópicas.

Este processo envolve a colocação de grafite em um saco de borracha e, em seguida, coloca-se o saco em um sistema de alta pressão em uma câmara repleta de líquido. A pressão flui por todos os sentidos dentro da câmara e faz com que a mistura de grafite fique compacta dentro do saco de borracha, originando o grafite isostático. Já a moldagem por vibração é um processo de usinagem de grafite que transforma o pó de grafite em grandes formatos em corte transversal. Agitado, o grafite em grandes contentores induz à compactação do pó dentro dos recipientes. Então, a compressão hidráulica é utilizada em conjunto com o processo de moldagem por vibração. A moldagem envolve a compactação do pó através de pressão uniaxial que é aplicado ao grafite quando o material é colocado em uma matriz rígida.

Algumas das muitas aplicações de grafites usinados incluem tubos de grafite, ânodos de proteção catódica, placas de embalagem, anéis de grafite, arruelas de pressão e outros. Um tubo de grafite é particularmente útil na indústria metalúrgica, bem como em fornos para a indústria de processamento químico, por causa da sensibilidade de grafite de baixa temperatura. As barras de grafite são utilizadas, principalmente, em aplicações industriais como aquecedores ou fontes de calor. Usados para refinar aço em fornos de fundição de panelas e outros processos, os elétrodos de grafite são utilizados principalmente em fornos a arco elétrico, que são basicamente máquinas de reciclagem muito grandes para a produção de aço. Já os rolamentos de grafite são utilizados na indústria farmacêutica, devido à sua auto-lubrificação, estabilidade de temperatura elevada e resistência química.

Capazes de superar as placas de aço e titânio, as placas de grafite são usinadas a partir de múltiplas camadas de grafite unidirecional, a fim de formar um corpo liso, plano e de espessura uniforme. Como resultado das aplicações de grande envergadura, inúmeras indústrias se beneficiam do uso de peças de grafite, incluindo o processamento de alimentos, eletrônicos, semicondutores e cerâmicas.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password