Sistemas de controle hidráulicoOs sistemas de controle hidráulico incluem quaisquer controles que usam fluido para sua operação. Quando as unidades de controle destes sistemas são deslocadas, ocorrem movimentos do fluido interno durante o funcionamento da máquina. Os modelos de sistemas de controle hidráulico invocam a lei de Pascal, que afirma que a pressão do líquido permanecerá igualmente distribuída dentro de um sistema fechado. Muitas máquinas modernas dependem de controles hidráulicos ou de um sistema híbrido elétrico-hidráulico.

Muitos tipos de equipamentos contam com algum tipo de sistema de controle hidráulico, incluindo navios, aeronaves e embarcações. Navios e elevadores também usar esses tipos de controles, como fazem os guindastes hidráulicos. Carros e caminhões geralmente contêm sistemas de freios hidráulicos, e uma variedade de máquinas industriais e de produção também dependem desses controles para a operação segura e eficaz.

Sistemas hidráulicoOs sistemas de controle hidráulico podem influenciar o movimento ou o funcionamento de uma máquina de diversas maneiras. O mais básico envolve o controle manual, onde a usuários humanos ou robóticos viram um interruptor, puxam uma alavanca ou giram um volante. Estes movimentos das unidades com fluido hidráulico servem para realizar a ação desejada.

Outros sistemas dependem de controles automáticos, ao invés do controle manual. Por exemplo, um sensor em um guindaste pode detectar cargas pesadas e enviar automaticamente uma quantidade de fluido extra para o sistema de elevação de grua. Este líquido, por sua vez cria poder de elevação superior a fim de mover com segurança a carga pesada. Sistemas similares dependem de sensores de pressão, visores eletrônicos e uma variedade de entradas adicionais.

Uma das principais vantagens da utilização dos sistemas de controle hidráulico é a habilidade para lidar com cargas muito grandes ou acomodar forças tremendas. Comparado com os sistemas de controle elétrico ou pneumático, os controles hidráulicos são mais capazes de lidar com mudanças bruscas de carga, mantendo um mesmo nível de distribuição de energia. Os sistemas hidráulicos também permitem a manipulação muito precisa e exata em aplicações mais especializadas. Comparado ao ar com base em sistemas pneumáticos, controles hidráulicos tornam muito mais fáceis a detecção um potencial vazamento devido à visibilidade do fluido.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação