Características do óleo hidráulico

Características do óleo hidráulicoO óleo hidráulico é o líquido usado para sistemas hidráulicos em aplicações tão diversas como nos sistemas de freios de automóveis, elevadores, caminhões e aeronaves. Há muitos tipos de diferentes fluidos utilizados como óleo hidráulico, sendo eles: óleo mineral, água, compostos sintéticos e as misturas à base de água, somente para citar alguns exemplos. O tipo de óleo de base utilizado no óleo hidráulico pode ser glicol, óleo de rícino, éteres, ésteres, ésteres organofosforados, óleo mineral, polialfaolefina e silicone ou glucol propileno. As misturas são criadas com produtos químicos e sintéticos de acordo com a forma como o óleo hidráulico será utilizado.

Quando o óleo hidráulico é utilizado nas máquinas nas quais algum tipo de vazamento de óleo pode ocorrer e prejudicar o meio ambiente, o óleo hidráulico biodegradável pode ser empregado como uma alternativa mais viável. O óleo hidráulico biodegradável é um suprimento feito de uma base de óleo vegetal, normalmente óleo de colza, em vez de uma base de petróleo ou produtos químicos, de modo que se houver um vazamento, o óleo hidráulico não prejudique o meio ambiente. O tipo de óleo hidráulico biodegradável é frequentemente usado em tratores, escavadeiras e barcos, bem como em equipamentos de corte de madeira e em sistemas de processamento.

Óleo hidráulicoPara a maioria das pessoas, o uso mais comum para o óleo hidráulico é em relação ao sistema de frenagem e de direção hidráulica dos automóveis. O óleo hidráulico usado para essas aplicações é geralmente de base mineral com baixa compressibilidade. Uma vez que um sistema hidráulico circula o óleo hidráulico dentro e fora de um reservatório fixo, o líquido deve ter pouca ou nenhuma compressão, tornando possível a reutilização do óleo. Este processo de circulação também permite que o sistema alimentado pelo óleo hidráulico possa ser facilmente controlado e precisamente posicionado.

Todos os sistemas hidráulicos têm uma fonte de energia que aciona uma bomba para movimentar o óleo hidráulico através do sistema. Esses modelos de bombas hidráulicas vêm em vários tamanhos, como por exemplo, as bombas pequenas em automóveis até as grandes bombas industriais para máquinas de construção. Da mesma forma, existem diversos mecanismos de porte e motores elétricos para fornecer energia às bombas hidráulicas.

Em aviões, o óleo hidráulico industrial utilizado deve ser capaz de suportar grandes variações de temperatura. Várias empresas fabricam e fornecem o óleo hidráulico da aeronave com aditivos especiais para anti-desgaste e com capacidades de boa reação mesmo em casos de alteração de temperatura.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password