Membrana impermeabilizante na construçãoUma membrana impermeabilizante, ou membrana de impermeabilização, é um material muito fino que, em forma de camadas, impede a passagem da água. Estes suprimentos são utilizados em uma enorme gama de produtos, mas o produto é geralmente usado na construção civil. A membrana é normalmente colocada entre duas camadas de outros materiais, para evitar vazamentos e grande umidade. Quando essa técnica de impermeabilização é utilizada na construção, não é raro que haja várias camadas de material de impermeabilização.

Quando um tipo de membrana de impermeabilização é utilizado em roupas de mergulho, por exemplo, este material proporciona mais leveza às roupas, sendo similares em espessura e peso a um saco de lixo plástico. Estas camadas são prensadas entre duas camadas de tecido e ligadas quimicamente com a ajuda de algumas substâncias. É importante que o tecido não seja costurado, uma vez que criaria pequenas fendas não-impermeáveis na camada. Este material de múltiplas camadas é então colocado dentro da roupa, geralmente junto com camadas adicionais de proteção almofadadas. Estas camadas são comuns em jaquetas e calçados.

Membrana impermeabilizanteNa construção, a maioria das membranas de impermeabilização está instaladas nas fundações, em paredes e pisos e revestimentos. Estas camadas de membranas são colocadas estrategicamente ao redor do prédio. Além das membranas sintéticas, alguns edifícios utilizam camadas de material natural para evitar o movimento da água ou, ainda, para canalizar a água até áreas específicas.

Quando colocada dentro de uma parede, a membrana de impermeabilização é quase idêntica ao exemplo das roupas de mergulho. A membrana é ligada a outros materiais, muitas vezes diretamente à parede ou a um material rígido secundário, sendo colocada dentro de uma cavidade da parede. Estas camadas permitem que a água penetre em uma parte da parede, mas não na outra metade.

As membranas de impermeabilização externas normalmente não são instaladas sob pressão como as membranas colocadas em ambientes internos e são, portanto, concebidas para serem muito mais fortes e resistentes. Esses modelos de membranas impermeabilizantes são colocados diretamente contra a parte exterior do edifício, impedindo a entrada de água. Estes produtos são comuns na maioria das novas construções e são considerados parte do projeto de construção padrão.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil