Geradores hidrelétricos como fonte de eletricidadeOs geradores hidrelétricos são importantes equipamentos industriais que conseguem transformar a energia do movimento da água em eletricidade utilizável. Nas usinas hidrelétricas, a energia proveniente da força das águas é conseguida pelo movimento das turbinas instaladas em grandes reservatórios. À medida que a água faz com que as turbinas girem, estas, por sua vez, operam os geradores elétricos.

Enquanto o represamento dos rios é capaz de gerar repercussões ambientais negativas, os modelos de geradores hidrelétricos são considerados excelentes geradores de fonte primária de energia limpa e renovável. Cerca de 20% da eletricidade do mundo vem dos geradores hidrelétricos, que responde pela maior parte da eletricidade gerada por fontes renováveis.

Geradores hidrelétricosUma maneira pela qual os tipos de geradores hidrelétricos podem ser adicionados a um sistema é através do processo de bombagem. Este sistema pode ser usado em conjunto com as represas de tradicionais plantas hidrelétricas. Durante os tempos em que a demanda de eletricidade em uma região for baixa, a água pode ser bombeada para os reservatórios de altitude.

Então, quando a demanda aumenta, a água armazenada pode ser usada para aumentar a capacidade do gerador. Estes sistemas de bombas, em última análise, geram menos energia do que é necessário para encher os reservatórios, mas o armazenamento bombeado para geração hidrelétrica pode ser um método de armazenamento da rede de energia em algumas áreas.

Alguns meios de geração de energia hidrelétrica podem ter implicações ambientais nocivas, particularmente quando as instalações de grandes barragens estão envolvidas. Uma consequência potencialmente indesejável da construção de algumas barragens é a forma como elas podem efetivamente retalhar o ecossistema de um rio.

Apesar de algumas barragens permitirem que certas espécies de peixes subam o rio para a desova, muitos desses animais não conseguem passar pelos obstáculos impostos pelas barragens. Isso pode interferir no ciclo de vida de algumas espécies, e ainda reduzir a biodiversidade de determinadas populações de animais.

As barragens também podem ter efeitos positivos, como o fornecimento de controle de inundações e uma fonte confiável para a irrigação. Os reservatórios podem também ser utilizados para os trabalhos de aqüicultura. Diferentemente da maioria dos meios de geração de energia elétrica, os modelos de geradores hidrelétricos industriais não produzem gases de efeito de estufa como o dióxido de carbono (CO2).

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos