A BP e a indiana Reliance Industries anunciaram neste dia 21 de fevereiro um acordo de investimento maciço que pode valer até US $ 20 bilhões. A BP disse que pagará US $ 7,2 bilhões para a Reliance Industries por uma participação de 30% em 23 blocos de petróleo e gás da Índia. A companhia petrolífera deverá realizar os pagamentos de até US $ 1,8 bilhões tendo como referência o sucesso da exploração que resultar do desenvolvimento das descobertas comerciais.

"A parceria irá combinar a tecnologia de exploração em águas profundas da BP e sua gestão de desenvolvimento das capacidades com a experiência de projetos e operações da Reliance", os acrescentaram ambas as empresas. Além dos blocos de petróleo e gás, a BP e a Reliance criarão uma joint-venture com 50% de participação de cada lado para o fornecimento e comercialização de gás na Índia.

O negócio é como "um dos maiores investimentos estrangeiros diretos no Brasil", cobrindo cerca de 270.000 quilômetros quadrados. Os contratos de partilha de produção produzem, atualmente, mais de 30% do consumo total de gás da Índia e mais de 40% da sua produção total.

Os analistas indianos saudaram o acordo como um enorme impulso para a Reliance e para o país, que vem tentando aumentar a produção de energia para atender as necessidades de sua economia em expansão. "Este é um fato impulsionador de um enorme sentimento de confiança no crescimento do país, demonstrando que seus blocos de petróleo têm grande credibilidade", disse Sonam Udasi, chefe de pesquisa com Mumbai IDBI Capital.

A Reliance tem gerado dois bilhões de dólares através da venda de ações desde setembro de 2009 e deverá levantar mais dinheiro para aumentar suas reservas e sua capacidade de fazer aquisições. Atualmente, a companhia opera o maior complexo mundial de petróleo para processamento em Jamnagar, no oeste da Índia, onde duas refinarias adjacentes têm uma capacidade conjunta para processar 1,24 milhões de barris de petróleo por dia.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás