Treinamento em segurança elétricaO treinamento em segurança elétrica é fundamental para um ambiente de trabalho seguro e produtivo. Como a eletricidade é uma parte primordial no local de trabalho, é imperativo que todos os empregados entendam a importância da adoção de planejamentos eficazes em segurança do trabalho no setor elétrico.

Apenas um único acidente elétrico pode ser catastrófico. A Legislação de Segurança do Trabalho no Brasil é constituída pelas Normas Regulamentadoras (NRs), além de decretos e portarias, leis complementares e por convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho. Por essas leis, o acidente de trabalho pode ser classificado basicamente em três partes: o reconhecimento do perigo, as práticas de trabalho adequadas e os riscos específicos para diferentes ambientes de trabalho.

Segurança em elétricaAs práticas de trabalho começam com a compreensão dos perigos mais comuns na área elétrica - os choques, queimaduras e incêndios - e como evitá-los. Aqui estão algumas das principais causas desses perigos e como evitá-los.

- Fiação defeituosa: este fato provoca muitos acidentes elétricos. Nunca é aconselhável pegar uma ferramenta pelo cabo de energia. Isso poderá danificar o fio, causando rachaduras e outros defeitos. Qualquer dano no cabo elétrico deve ser resolvido imediatamente, colocando a ferramenta fora de serviço e disponibilizando-a para manutenção.

- Nunca é válido acionar muitos equipamentos no mesmo circuito elétrico. Isso faz com que aumentem as chances de superaquecimento e os riscos de incêndio.

- Os cabos de extensão são concebidos apenas para uso temporário e nunca devem ser empregados como uma solução permanente. Vale lembrar também que grande parte dos equipamentos na planta industrial deve estar sob condições de aterramento adequado.

- Se houver qualquer suspeita de que uma ferramenta ou peça de equipamento não esteja funcionando adequadamente, isso deve ser comunicado imediatamente ao supervisor, que pode providenciar para que seja desligado e inspecionado.

- A utilização de iluminação adequada é outra parte importante da segurança elétrica. Se o operário não consegue ver que você está fazendo é muito fácil cometer um erro e se acidentar.

- É útil evitar usar jóias de metal, correntes ou quaisquer outros objetos de metal que possam conduzir eletricidade. Todos estes objetos devem ser removidos antes de iniciar as atividades normais no chão de fábrica.

- Todos os equipamentos devem ser mantidos em bom estado de funcionamento e livres de qualquer sujeira ou excesso de graxa. Isso vai ajudar a impedir o sobreaquecimento e evitar incêndios.

- A utilização do equipamento de proteção individual também é fundamental. O uso de botas de segurança, capacetes, máscaras e luvas pode representar a diferença entre a vida e a morte.

- A adoção de práticas de trabalho seguras, de acordo com o determinam as Normas Regulamentadoras é um bom começo para evitar quaisquer tipos de acidentes. Nos planejamentos de segurança, deve-se sempre destacar a importância do investimento em treinamentos aos funcionários e total capacitação deles.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho