Cinco fontes alternativas de energia renovávelA demanda crescente por eletricidade, gás e combustível para veículos, combinada com os custos crescentes do gás e da eletricidade fazem com que as fontes limpas e acessíveis de energias alternativas sejam de suma importância no cenário mundial atualmente. Mais a adiante, citaremos pelo menos cinco fontes alternativas de energia renovável que já estão sendo trabalhadas por pesquisadores.

A energia renovável pode ser descrita como o tipo de energia que nunca se acaba, e não se baseia no uso do petróleo ou carvão para criar a energia a partir dos combustíveis fósseis. Os combustíveis fósseis tradicionais, como os derivados do petróleo e do carvão, tendem a atingir um período de escassez futuramente. Antes que isso aconteça, cientistas e engenheiros estudam e testam diversos tipos de alternativas sustentáveis que poderão já começam a ser empregados em muitos lugares do mundo e que serão a grande tendência em geração de energia daqui por diante.

1. Energia Solar

A energia solar é provavelmente a mais conhecida e amplamente utilizada forma de energia renovável. Ela funciona convertendo a luz solar em eletricidade utilizando células fotovoltaicas (PV). Quando a luz solar atinge a célula fotovoltaica, parte da luz é absorvida, transferindo a energia para a célula fotovoltaica. Esta, por sua vez, solta elétrons na célula PV, que então fluem livremente, e podem ser controlados com o uso de campos elétricos. Os elétrons, então, tornam-se uma corrente que pode ser aproveitada para a geração de eletricidade.

A tecnologia em geração de energia solar está melhorando rapidamente, e a produção de células e painéis fotovoltaicos dobra aproximadamente a cada dois anos. A energia solar pode ser utilizada para aquecimento e criar eletricidade em ambientes domésticos e comerciais.

Biomassa2. Energia eólica

A energia eólica está entre as mais populares fontes de energia renovável. As turbinas de vento são utilizadas para gerar eletricidade. Freqüentemente encontrados no continente, próximo ao litoral, e fora dele (campos offshore) para aproveitar ao máximo das correntes de ventos, as turbinas eólicas são capazes de produzir mais energia com o aumento da velocidade do vento.

3. Energia hidrelétrica

O poder da água tem sido utilizado por centenas de anos, sendo capaz de mover turbinas nas mais modernas usinas hidrelétricas. A força das marés e a energia das ondas são formas populares de produção de eletricidade através de energias renováveis.

4. Energia Geotérmica

A energia geotérmica é produzida a partir do vapor que ocorre naturalmente na crosta terrestre, e que pode então ser utilizado para acionar uma turbina. A produção de energia geotérmica é popular na Nova Zelândia, Itália e Islândia, onde o calor armazenado sob a superfície da terra pode ser facilmente captado.

5. Biomassa

A biomassa utiliza matéria orgânica, como restos de alimentos, resíduos animais, resíduos de madeira e madeira florestal para que sejam utilizados como combustível. A biomassa como forma de geração de energia renovável promove uma grande ajuda ao meio ambiente. A biomassa também auxiliar na redução da quantidade de aterros sanitários, pois boa parte do material e dos resíduos que seria aterrada poderia ser aproveitada para gerar calor e eletricidade.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia