Requisitos de segurança na construção civil Em qualquer parte do canteiro de obras, é necessário atender aos requisitos de segurança na construção civil. Esta é uma parte essencial de qualquer trabalho, especialmente na indústria e no setor de construção, nos quais os índices de acidentes ocupacionais e mortes são elevadíssimos.

O investimento em cursos e treinamentos em segurança do trabalho na construção civil é o aspecto mais importante para se evitar qualquer tipo de acidente, seja por imprudência ou negligência, tanto da parte dos empregados como dos empregadores. Manter-se atualizado de acordo com as normas de segurança é, obviamente, um ponto-chave na manutenção da segurança no local.

Construção civilOutra questão são os níveis de ruído, um aspecto particularmente pertinente em termos de segurança na construção civil. É comum que os equipamentos utilizados para erguer casas e prédios e fazer as fundações gerem um forte ruído, incomodando não apenas aos empregados no canteiro de obras, mas também a outras pessoas que estejam próximas do local. Para amenizar o problema, é fundamental manter esses equipamentos bem calibrados e com a manutenção em dia, bem como é importante respeitar os horários estabelecidos por lei, como a própria Lei do Silêncio determina, especialmente em locais estritamente residenciais.

Como é de conhecimento da maioria das pessoas, os acidentes elétricos estão entre os mais comuns em qualquer canteiro de obras. É aconselhável que as ferramentas elétricas estejam devidamente aterradas, com plugues de três pinos; além disso, o trabalho não deve ser executado de forma aleatória. Mesmo a menor corrente ao longo de um fio elétrico pode levar a acidentes catastróficos. Vale notar que a natureza da eletricidade sem sempre pode ser facilmente identificada como um perigo. E nem todos os trabalhadores no local são treinados para compreender os perigos reais de uma alta descarga de eletricidade. Por isso é correto verificar os planos de procedimento, sinalização e comunicação para garantir a máxima consciência no local de trabalho.

O uso dos equipamentos de proteção é outra questão relevante. Na verdade, a falta de uso dos EPIs, ou equipamentos de proteção individual, corretamente é uma das principais causas de acidentes de trabalho na construção civil. A ponto-chave sobre a segurança na construção civil é estar ciente dos perigos à volta e usar o equipamento de proteção individual mais adequada para cada atividade específica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil