Cinco passos simples para proteger o meio ambiente

Cinco passos simples para proteger o meio ambienteAs atividades humanas constantemente criam efeitos adversos ao meio ambiente. Algumas das formas visíveis dos impactos negativos das atividades humanas incluem os desmatamentos, a poluição atmosférica, a redução do abastecimento de água, a extinção de animais selvagens, produção de mais lixo e resíduos químicos e a destruição dos ecossistemas marinhos. Por outro lado, todas essas consequências negativas para o meio ambiente e o ecossistema podem ser amenizadas com simples atitudes por parte de cada cidadão, de modo a ajudar a atenuar e reverter alguns dos danos já provocados ao longo dos anos. A seguir, listamos cinco passos simples para proteger o meio ambiente e que podem ser aplicadas para proteger a natureza.

1. Reduzir, reutilizar e reciclar: De acordo com um estudo, mais de um bilhão de árvores é derrubado por ano em todo o mundo para fornecer matéria-prima com destino à fabricação de papel e celulose. Mas imagine a quantidade de árvores que podem ser salvas apenas adotando-se a prática da reciclagem.

Meio ambienteAlém disso, a produção total de resíduos em todo o mundo está aumentando junto com a população, enquanto os serviços de gestão de resíduos não estão acompanhando a demanda. É dever dos cidadãos conscientes, portanto, reduzir a produção de resíduos, tanto quanto possível. Por exemplo, em vez de usar sacos de plástico, por que não comprar um saco reutilizável que pode ser utilizado cada vez que você vai ao supermercado?

2. Poupar energia em casa: É possível poupar energia substituindo todas as lâmpadas incandescentes existentes nas residências e empresas para lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas fluorescentes compactas. Com o uso dessas lâmpadas pode-se reduzir significativamente o consumo de energia elétrica. E lembre-se de sempre desligar e desconectar todos os dispositivos eletrônicos que não estejam em uso.

3. Plante mais árvores: Se você ainda não plantou uma árvore em sua vida inteira, agora é a hora de fazê-lo. Plantar árvores pode ajudar a purificar o ar poluído e também serve como filtro que limpa o fornecimento da água subterrânea.

4. Redução das emissões de carbono: A redução das emissões de carbono é um dos assuntos mais discutidos entre os países desenvolvidos e industrializados. Nesse contexto, muitas fábricas apostam em tecnologias que priorizem a mínima produção de gases tóxicos. As indústrias automotivas estão se especializando cada dia mais na concepção de carros híbridos, ou carros “verdes”, que funcionem a gás ou com aplicação de baterias.

5. Tecnologia de suporte verde e outros produtos ecologicamente amigáveis. Com tecnologia avançada do mundo contemporâneo, há uma variedade de produtos e serviços a escolher que são considerados ecologicamente corretos. É necessário também promover a utilização de tecnologias verdes, de construção verde, além de desenvolver sistemas de energia ecologicamente amigáveis.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password