Vale registra lucro recorde na mineraçãoA companhia gigante de mineração brasileira Vale anunciou recorde no lucro líquido de US $ 17,3 bilhões no ano passado, o triplo dos valores de 2009. Na semana passada, a BHP Billiton informou um lucro líquido de 10,52 bilhões de dólares, representando um aumento de 72%. Ambas as gigantes do setor estão se beneficiando com base nos mercados emergentes, especialmente ao aproveitar as matérias-primas. "Estamos vivendo nossos melhores dias", afirmou o chefe-executivo da Vale, Roger Agnelli, em comunicado feito pela empresa.

"No entanto, com base no tamanho e na qualidade dos nossos projetos de crescimento em meio a um cenário de expansão sustentado pela demanda mundial e por nossos produtos, acredito firmemente que dias melhores estão à nossa frente", acrescentou.

Em 2010, a Vale registrou resultados 30% superiores aos seus resultados anteriormente registrados em 2008. A linha inferior para os acionistas foi um recorde de distribuição de dividendos de US $ 3 bilhões, ou até 57 centavos por ação. Analistas, no entanto, manifestaram alguma prudência sobre os resultados da Vale.

"Observando o mercado do aço, como de outros recursos primários, em geral, podemos esperar uma queda nos preços", já que no ano passado subiram vertiginosamente e atingiram o que deveria ser um teto, disse André Perfeito, economista da empresa de consultoria Gradual Investimentos , à AFP.

Ele explicou que os investidores haviam acumulado commodities em 2010 como uma forma de "comprar o crescimento econômico sem necessariamente correr o risco nos mercados de ações".

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas