Como acontece a produção do biodiesel

Como acontece a produção do biodieselA produção do biodiesel é o processo de produção de combustível inflamável por reação de óleos vegetais ou gorduras animais com o metanol ou o etanol, na presença de um catalisador que facilita este processo de reação. Este tipo de combustível é chamado de biodiesel, em parte porque pode ser usado para alimentar um motor a diesel a um custo muito menor do que o diesel tradicional. O processo de produção de biodiesel é muito simples e que, teoricamente, poderia ser feito de forma caseira por qualquer pessoa.

Existem vários passos importantes na fabricação de biodiesel com base no uso de óleo vegetal. O óleo vegetal usado deve primeiro ser purificado. Isto é feito através do método de filtragem com a remoção de materiais não-petrolíferos, tais como sujeiras ou partículas de alimentos carbonizados. Em seguida, o óleo deve ser aquecido a 120 oC. Esta temperatura é quente o suficiente para ferver a água e fazer com que ela se evapore da mistura com o óleo, mas também é fria o suficiente para evitar que o óleo seja queimado.

Equipamento para produção de biodieselCabe lembrar também que os resíduos de ácidos graxos no óleo devem ser neutralizados. Isso é feito primeiramente com a determinação da concentração de ácidos graxos em um processo químico conhecido como titulação de neutralização, ou titulação química. Esse procedimento também ajuda a determinar a quantidade de solução de base necessária para dar a mistura do óleo um pH neutro. O óleo é então misturado com um catalisador e com álcool, sendo deixado em repouso por um período de médio tempo. Após esta etapa, a mistura deve ser separada em três camadas. O mais leve camada fica na parte superior. A camada média pode conter sabão e outros produtos residuais, sendo a camada inferior formada por glicerina pesada.

A camada superior que se forma na produção do biodiesel é cuidadosamente drenada; após, as camadas inferiores do material são descartadas. Este biodiesel é purificado então para que sejam removidos quaisquer excessos de água, sabão, álcool ou outras impurezas. Antes que seja utilizado, o produto geralmente é passada através de um filtro de combustível de primeira qualidade.

A produção de biodiesel é o melhor feito enquanto segue certas precauções e normas de segurança. Uma boa ventilação é fundamental para evitar o acúmulo de vapores de produtos químicos tóxicos que são usados no processo. Dada a quantidade de calor que está envolvida na produção do biodiesel como combustível, também é uma boa idéia manter um extintor de incêndio nas proximidades, com o objetivo de apagar um possível incêndio causado pelo suprimento.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password