Impactos dos combustíveis fósseis no meio ambiente e na economiaSejam eles políticos, ambientais ou de natureza social, os impactos dos combustíveis fósseis no meio ambiente podem ser muito grandes e bastante significativos sobre a população mundial. A produção dos combustíveis fósseis beneficia a economia mundial à medida em que leva mais dinheiro às regiões empobrecidas, mas alguns especialistas afirmam que essas vantagens só são possíveis a um custo significativo e nada positivo. Estes custos levaram os governos, autoridades e empresas privadas em todo o mundo a pesquisar diferentes fontes de energia, eu não provocam efeitos negativos no meio ambiente e que são totalmente renováveis, ao contrário dos combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo.

Um dos impactos mais positivos dos combustíveis fósseis é o fato de que muitos países são ricos em petróleo, mas pobres em outros recursos naturais. Isso porque eles estão localizados em desertos ou regiões mais frias do mundo onde a oportunidade de outros recursos é limitada. Portanto, a produção dos combustíveis fósseis, muitas vezes, financia os programas sociais e as economias privadas em áreas onde há poucas oportunidades de aproveitamento de demais recursos.

Combustíveis fósseis Outra vantagem dos combustíveis fósseis é o fato de que a maioria dos motores de combustão e usinas elétricas utiliza este tipo de combustível na forma de gasolina e carvão, respectivamente. A razão pela qual os combustíveis fósseis se tornaram a fonte de energia preferencial é por causa de sua capacidade de converter a energia potencial em energia mecânica. Eles fazem isso em uma taxa muito eficiente e, portanto, empregam menos combustível por unidade de energia.

Embora estes efeitos positivos possam ser muito bons, especialmente para alguns equipamentos, em termos de funcionamento, e algumas regiões, no que tange à economia, os efeitos negativos dos combustíveis fósseis alavancaram a procura por fontes alternativas de energia inesgotáveis e que sejam mais baratas. Embora essas fontes alternativas, não raras as vezes, não produzam a mesma quantidade de energia, elas são renováveis e permitem uma geração de energia em larga escala e em diversas localizações geográficas.

Os impactos sociais e políticos de combustíveis fósseis são um pouco relacionados entre si. As pressões políticas em torno dos combustíveis fósseis acabam culminando em conflitos entre países, além de mudanças de regime e até mesmo em guerras. Estas situações podem levar a problemas sociais extremos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente