Volkswagen compra unidade de vendas da PorscheA maior montadora da Europa, a Volkswagen, confirmou nesta última terça-feira, 1º de março, que concluiu a compra da Porsche Holding (PHS), um distribuidor de automóveis, pelo valor de 3,3 bilhões de euros (4,55 bilhões de dólares). A aquisição, parte de um acordo global entre as duas empresas, é o "próximo grande passo para a criação do grupo automotivo integrado entre Volkswagen e Porsche", disse a empresa em comunicado.

A PHS controla a distribuição e a venda de carros esportivos de marca Porsche, em grande parte da Europa e da China, e foi descrita pelo presidente da VW, Martin Winterkorn como "uma das maiores empresas do mundo comercial mais eficientes e rentáveis do setor automotivo”.

VolkswagenEm 2010, a Porsche Holding registrou a venda de 565.000 veículos novos e usados, e gerou uma receita de € 12.780.000.000, declarou a Volkswagen. O diretor de vendas da VW, Christian Klingler acrescentou: "Sob a égide do grupo Volkswagen, o PHS vai manter o seu estatuto como uma unidade organizada independente e continuar com seu modelo de negócio inalterado".

A VW já detém 49,9% da unidade de fabricação da Porsche e mantém planos para comprar o restante das ações, tornando-a a décima marca do grupo. O negócio esbarrou em um obstáculo, no entanto, quando alguns promotores de Stuttgart, ao sul da Alemanha, prosseguiram uma investigação sobre os ex-executivos da Porsche que estariam envolvidos em esquema de manipulação suspeita do preço das ações.

Esse fato rendeu à Porsche uma dívida de cerca de seis milhões de euros, e a aquisição da PHS pela Volkswagem vai ajudar a empresa a saldar parte da dívida antes de ser integrada no grupo VW. A Porsche também está planejando um aumento de capital de aproximadamente cinco bilhões de euros, que deverá estar concluído até o final de maio de 2011.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas