Equipamentos de segurança para espaços confinados

Equipamentos de segurança para espaços confinadosOs equipamentos de segurança para espaços confinados são equipamentos de segurança usados por pessoas que trabalham em espaços confinados com o intuito de reduzir os riscos associados a tais ambientes. Trabalhar com segurança em espaços confinados requer treinamento especial para que as pessoas conheçam a fundo todos os riscos comuns e como gerenciá-los, e isso inclui o uso de equipamentos de segurança em espaços confinados. Estes equipamentos são fornecidos pelos empregadores e devem ser inspecionados regularmente para haver a confirmação de que estão funcionando corretamente ou se há necessidade de reparar ou substituir componentes que apresentem sinais de danos ou desgaste.

Alguns modelos de equipamentos disponíveis para o trabalho em espaços confinados variam muito, dependendo do local de trabalho e do tipo de exposição. A preocupação com esses espaços envolvem o acúmulo de gases perigosos, contato com produtos químicos, incêndios, riscos de inundações, quedas, entre outros. Para abordar questões como o acúmulo de gás, algumas pessoas devem portar sempre as máscaras de gás. Estes dispositivos regularmente filtram o ar e impedem a passagem das partículas nocivas à saúde. Os respiradores são outros protetores utilizados para filtrar materiais perigosos, incluindo os respiradores com suprimento de ar, fornecendo uma fonte de ar sob a forma de um tanque de oxigênio ao trabalhador.

Espaços confinadosOutros equipamentos de proteção destinados ao uso em espaços confinados na indústria abrangem botas antiderrapantes pesadas para locais com depósitos de água, juntamente com equipamentos de proteção como roupas resistentes ao fogo e botas com sola de borracha para evitar a eletrocussão. Além do equipamento utilizado no trabalho, outros objetos como ventiladores, lâmpadas de segurança, alarmes e lanternas, além de dispositivos similares utilizados em espaços confinados para tornar esses ambientes mais seguros. Da mesma forma, dispositivos como travas servem para impedir a ativação mecânica e elétrica dos equipamentos localizados dentro das plantas industriais, e que porventura não poderiam ser acionados em um determinado momento, especialmente no período de manutenção.

Há normas de segurança e saúde ocupacional aplicáveis ao trabalho em espaços confinados na maioria dos países, que definem os requisitos de segurança e obrigam os empregadores a fornecerem aos seus funcionários com um ambiente seguro de trabalho. Geralmente, os custos de segurança precisam ser absorvidos pelo empregador. Os funcionários podem pedir para ver os registros de manutenção dos EPIs para se certificarem de que os equipamentos estão bem cuidados, sendo importante também inspecionar e testar os equipamentos antes do uso.

Os custos dos equipamentos de segurança usados nos espaços confinados, como no caso de minas e construções subterrâneas, variam conforme o fornecedor e o tipo de equipamento. Equipamentos especiais podem ser muito caros, contudo, os equipamentos de segurança mais básicos, como botas de borracha, são relativamente acessíveis, tanto para as empresas quanto para o próprio trabalhador que deseje investir nesse tipo de material. Normalmente, os empregadores podem negociar descontos com os fornecedores de equipamentos de segurança quando a compra será feita em grandes quantidades.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password