Soldagem orbital na indústria metal-mecânicaA soldagem orbital é um método eficaz utilizado na indústria metal-mecânica para unir, com precisão, dois objetos com um alto nível de calor. Na solda tradicional, os soldadores giram manualmente o maçarico com a fonte de calor ao redor dos objetos. Com uma máquina de solda orbital, o arco é feito automaticamente, girando 360 graus ao redor dos objetos para criar a solda bem firme. Este processo resulta em soldas muito limpas, com pouca margem de erro do usuário.

A fim de utilizar as técnicas de soldagem orbital, os trabalhadores necessitam de equipamentos especiais, incluindo uma fonte de alimentação e um sistema de controle. Um equipamento destinado à soldagem orbital especial conecta-se à fonte de alimentação usando tubos flexíveis ou tubulações. Estes dispositivos têm uma braçadeira que é travada em torno do objeto a ser soldado, bem como mantêm um motor para girar o eletrodo em torno do objeto. Este eletrodo permanece oculto dentro do dispositivo durante todo o processo de soldagem orbital.

Soldagem orbital Este processo geralmente requer um eletrodo não consumível, o que significa que o próprio eletrodo não se derrete ao criar a solda. Em vez disso, o eletrodo produz calor suficiente para fundir as bordas do objeto de metal entre si, formando um vínculo permanente. Neste tipo de aplicação, o soldador depende de gás inerte de tungstênio (TIG) em vez de uma haste de soldadura padrão. Alguns projetos de soldagem orbital que exigem um eletrodo consumível geralmente utilizam um alimentador para fornecer um fio de metal para o arco de soldadura.

Uma das principais vantagens deste tipo de soldagem é que ele reduz grande parte do risco de erro humano ao produzir uma solda, além de oferecer um processo de soldagem mais consistente e de alta qualidade. Uma vez que o dispositivo de soldagem é travado ao redor do objeto, o eletrodo é guiado automaticamente durante o processo. Embora possa ser difícil para o ser humano se manter à distância quando solda um objeto, esses equipamentos de soldagem movem o eletrodo em torno do objeto em um padrão circular constante.

O vínculo criado pelo uso do equipamento de soldagem orbital apropriado torna esta técnica muito popular em aplicações que acontecem nas salas limpas das plantas industriais. Isto inclui as plantas de processamento de alimentos, os laboratório, usinas siderúrgicas, plantas navais, entre outras. O método de solda orbital também pode ser empregado na soldagem de tubulação padrão na construção civil.

Os soldadores que pretendem utilizar esta técnica devem realizar uma prévia seleção dos dispositivos de soldagem para acomodar melhor os objetos de tamanhos variados. A técnica de soldagem orbital só pode ser aplicada quando o dispositivo de soldagem se adequa ao tamanho do objeto a ser soldado para atender as especificações da solda.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica