Soldagem a arco submersoA soldagem a arco submerso (SAW) é um tipo específico e popular de soldadura por arco, onde a área a ser soldada é derretida e coberta por uma camada de fluxo de corrente elétrica. Isso fornece aos soldadores com diversas vantagens, desde a redução da radiação UV para proporcionar uma solda de qualidade superior. A técnica de soldagem tradicional utiliza uma corrente elétrica para gerar um arco de energia elétrica entre o eletrodo e o metal a ser soldado. Este arco elétrico funde-se e se junta ao conjunto de materiais, sendo que a eletricidade pode ser fornecida por uma corrente direta (DC) ou corrente alternada (AC).

A diferença entre o processo de solda de arco tradicional e o método de soldagem com arco submerso é a camada de fluxo de corrente que abrange os materiais durante a soldagem. O fluxo é um material que, quando derretido, cria um caminho para o arco elétrico percorrer. Cabe lembrar que a soldadura por arco submerso pode também usar uma corrente direta ou uma corrente alternada.

Solda a arcoNa indústria metal-mecânica, a soldagem a arco submerso apresenta muitas vantagens. Este método impede que haja projeção dos materiais quentes ou respingos, provocando acidentes e envolvendo os operários de solda. O fluxo também ajuda a evitar a emissão de altos níveis de radiação UV. A aplicação de pressão não é necessária para criar a solda, já que a corrente elétrica desempenha este trabalho da melhor maneira possível. Este tipo de solda é excelente para a rápida soldagem de chapas metálicas finas, criando uma boa fusão entre os materiais.

Este processo pode ser realizado tanto em ambientes internos como ao ar livre, ou onde for mais conveniente em relação à instalação do equipamento de solda. Para garantir que o fluxo e corrente permaneça na posição correta, a soldagem deve ser feita em uma superfície plana e horizontal. Caso contrário, o fluxo pode se mover e empregar uma solda inadequada. Quando elaborada corretamente, a soldagem a arco submerso irá produzir resultados de alta qualidade e boa aparência.

A solda a arco submerso ajuda a evitar respingos e radiação. O aço e o aço inoxidável são os tipos mais comuns de metal que trabalham com este método de solda, juntamente com certas ligas de níquel base. Outro problema decorrente da soldagem com arco submerso abrange as preocupações com a segurança por causa dos resíduos de fluxos de corrente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica