Cortinas de soldagem aumentam segurança As cortinas de soldagem são telas tratadas para absorver a radiação ultravioleta, que podem ser criadas em torno de uma estação de trabalho de soldagem para proteger as pessoas que circulam na área. A maioria dos tipos de soldagem produz um flash de luz brilhante que pode ser prejudicial para os trabalhadores e transeuntes.

Alguns riscos e perigos em curto prazo incluem queimaduras nos olhos, enquanto a exposição a longo prazo à radiação ultravioleta produzida durante a soldagem pode causar câncer. Um soldador deve sempre utilizar a viseira e os óculos de segurança adequados ao trabalho, mas outras pessoas que trabalham nas proximidades nem sempre têm a mesma proteção. É por isso que as cortinas de soldagem são importantes.

Os modelos de cortinas de soldagem devem ser fabricados e utilizados em conformidade com os requisitos de segurança regionais. Contudo, não importa onde as cortinas de soldagem são aproveitadas, esses materiais devem proteger os trabalhadores e outros indivíduos da radiação ultravioleta, sendo à prova de fogo e não restringindo a ventilação.

Cortinas de soldagemAs cortinas de soldagem podem ser instaladas permanentemente, muitas delas são portáteis, permitindo que as pessoas configurem-nas em suas áreas de trabalho. Algumas telas de soldagem são projetadas de forma automática, para que sejam abertas ou fechadas com apenas o toque de um botão, conforme necessário. Outro tipo de cortina é uma tela de solda, que é feita de material resistente ao raio ultravioleta, sendo esticada numa armação de metal ou plástico. As telas de solda, muitas vezes, contêm rodas para que possam ser deslocadas facilmente.

A cor da cortina de material é importante; cores diferentes absorvem diferentes frequências da radiação e luz azul. Por exemplo, as cortinas de soldagem amarelas são boas para a soldagem de baixa amperagem, enquanto os modelos de cortinas de soldagem verdes são adequados para a soldagem de média intensidade. Uma loja bem abastecida certamente terá todo o tipo de material disponível para todos os tipos de solda. A maioria dos modelos de telas de solda é transparente, permitindo aos trabalhadores observarem aos arredores.

O processo de soldagem produz faíscas quentes e lança detritos de metal que podem ser a grande causa de incêndios e acidentes de trabalho em muitas indústrias, especialmente no setor metal-mecânico. Por essa razão, o material utilizado para a fabricação da cortina de solda deve ser anti-chama. Também devem ser criadas formas de não restrição das vias de saída de emergência em caso de incêndio.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica