Tipos de serviços na engenharia ambiental

Tipos de serviços na engenharia ambientalOs tipos de serviços na engenharia ambiental aplicam os princípios de engenharia e várias disciplinas científicas para garantir a proteção e a gestão responsável do meio ambiente. Especificamente, o ramo da engenharia se baseia nos elementos fundamentais da química, biologia e geologia. No entanto, a engenharia ambiental também observa algumas práticas de engenharia química, civil e mecânica, bem como as práticas regidas pela legislação ambiental em relação à saúde e a segurança públicas. Uma vez que este campo incorpora uma gama tão ampla de estudos, os serviços de engenharia ambiental também possuem um alcance muito extenso.

Encabeçando a lista de serviços comuns de engenharia ambiental é a avaliação de impacto ambiental. Uma avaliação do impacto potencial em qualquer ambiente em questão pode ser feita antes da proposta de construção de um site, ou em resposta aos litígios pendentes como o resultado de um projeto já concluído e que causou muitos problemas ambientais. Os serviços específicos prestados em ambos os casos costumam envolver uma avaliação da qualidade do ar, da água e da biodiversidade do local.

No entanto, os engenheiros ambientais como também avaliam as condições que o local impõe sobre a vida humana em termos de nível de ruído, impacto visual ou em relação às consequências econômicas. Normalmente, a avaliação do engenheiro a cerca do impacto ambiental também enfoca as recomendações sobre a redução e a remediação de fatores relevantes que possam afetar negativamente o ambiente e a comunidade envolvida.

Engenharia ambientalO processo de recolha, armazenamento e tratamento de esgoto representa outra divisão fundamental dos serviços de engenharia ambiental. Em suma, este processo envolve o transporte de resíduos para longe das áreas residenciais ou para um local onde todo o lixo possa ser tratado com a aplicação das diversas tecnologias existentes atualmente, antes de serem liberados para o ambiente. Os métodos de tratamento geralmente seguem uma progressão de controles biológicos para filtrar os resíduos sólidos, remover o nitrogênio e o fósforo e introduzir agentes antibacterianos para desinfetar o material restante antes de seu descarregamento em águas superficiais ou em sistemas hidroviários designados.

Os serviços de engenharia ambiental também incluem o monitoramento de sistemas naturais de bacias hidrográficas a fim de identificar e melhorar as fontes potenciais, que podem aumentar o abastecimento público de água. Estes serviços normalmente abrangem uma avaliação da saúde ecológica do sistema, bem como o volume de água a ser canalizado para o site através de diversas outras fontes, como a partir do derretimento de neve ou da ocorrência de chuvas, além de demais fontes secundárias de água. Os engenheiros que trabalham nesta área estão também envolvidos na concepção de sistemas para capturar e armazenar o volume de água ideal, além de desenvolver planos de tratamento, caso necessário.

O estudo de engenharia ambiental também abrange a gestão de resíduos perigosos com o objetivo de ajudar a minimizar o impacto de substâncias potencialmente nocivas ao ambiente e à saúde pública. Com esse objetivo, alguns engenheiros ambientais e especialistas no assunto fornecem avaliações e recomendações que contribuam para o desenvolvimento de leis e regulamentos ambientais. Além disso, muitos engenheiros servem como consultores de terceiros para identificar e ajudar na limpeza de locais contaminados.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password