Equipamentos para filtragem de águaDiferentes modelos de equipamentos de filtragem de água são utilizados no tratamento da água contaminada ou suja. O método de purificação de água pode ser químico ou biológico, e o tipo específico de equipamento necessário varia de acordo com o sistema de abastecimento de água. Este tipo de equipamento industrial é composto por vários dispositivos e pode ser usado por grandes empresas que contam com reservatórios particulares de água, ou por indivíduos que buscam melhorar a qualidade da água em sua casa.

Existem diferentes agentes contaminantes a serem eliminados por algum tipo de equipamento de filtragem de água. Para conseguir a eliminação total desses agentes, é comum adicionar hipoclorito de sódio à água para destruir bactérias rapidamente. Contudo, este é um produto químico nocivo se ingerido em grandes quantidades. Os filtros de água de cerâmica são aproveitados da mesma forma para ajudar a eliminar o excesso de cloro e deixar a água potável e pronta para o consumo.

Equipamentos de filtragem por osmose reversaOs filtros de retenção de partículas são comumente empregados para eliminar a ferrugem e sedimentos, além de partículas erodidas muitas vezes levadas por canos de água. Estas partículas podem, por vezes, até serem grandes o suficiente para serem vistas a olho nu no fundo de um copo de água. O acúmulo de sedimentos também é responsável por obstruir ou bloquear algumas linhas de tubulações e evitam que a água flua completamente. Para evitar que esse acúmulo ocorra, os filtros de retenção de partículas são, por vezes, instalados perto da linha de transmissão de água de um edifício ou de outra construção.

A água contaminada é por vezes identificada pelo seu mau gosto e cheiro. Esta condição pode ser o resultado do excesso de cloreto ou de canos enferrujados. Nesse caso, alguns filtros especiais, chamados de filtros de carbono ativo granulado (GAC) e também conhecidos como filtros de carvão ativado, têm a capacidade de absorver grandes quantidades de água impura. Apesar de muitas vezes melhorar muito gosto e cheiro, eles podem causar o turvamento da água, devido à liberação de ar.

Outros tipos de equipamentos para filtração de água incluem os filtros de bancada, que têm grandes suportes, um para coleta de água da torneira e outro para a realização do tratamento da água passada pelo filtro. A osmose reversa é um sistema de filtragem de água que utiliza a pressão para remover as partículas potencialmente perigosas a partir do fluxo da água.

Este sistema pode ter vários equipamentos que filtram sedimentos e também o cloro, podendo fazer uso de uma lâmpada ultravioleta que auxilia a localizar e destruir os micróbios que porventura tenham passado pelo filtro inicialmente. Muitas pessoas que vivem em áreas rurais devem instalar um sistema de osmose reversa que purifique a fonte própria de água.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Comentários

17/04/11 às 12:52h
Lara Oliveira
Empresa: H2O SISTEMAS DE AGUA PURA
Há um outro sistema para purificação da água, do que voçé não falou: a eletroperoxidação.Este processo usa a eletricidade para produzir O2, um oxidante natural que não agride a saúde das pessoas nem da natureza, não produz clorinas, nem trihalometanos.

Sua capacidade de purificação biológica pode se controlar com qualquer método para medir o cloro (mesmo os kits de piscina), e é eficiente com bacterias e virus.

O consumo energético e mínimo.

O sistema desenvolvido na França, totalmente sustentável e que está se usando em muitos países do mundo. Na Europa, África, Asia e América com total sucesso mesmo nas piores condições possiveis.
18/04/11 às 09:36h
Renata Branco, da Redação

Obrigada pela observação, Lara. Vamos complementar a matéria em breve!

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos