A montadora Ford confirmou neste dia 9 de março que vai começar a exportar os seus modelos de carros compactos Figo, da Índia para o México e em mais de 50 países, pois a montadora se esforça para tornar o país sul-asiático um pólo exportador de automóveis.

A Ford, assim como alguns outros fabricantes globais, tem como objetivo tornar a Índia uma plataforma de lançamento para as exportações de automóveis pequenos e compactos, vendo o país como uma base de baixo custo e como uma chance de crescer em um segmento que representa 60% das vendas de veículos globais dentro de uma década.

O automóvel de modelo Figo "será enviado para vários mercados internacionais, incluindo México, Oriente Médio, Norte da África e Caribe ainda neste ano", disse o presidente da Ford Brasil, Michael Boneham. A empresa também salientou que espera que 70% do seu crescimento sejam provenientes de locais como a Ásia-Pacífico e a África na próxima década.

O primeiro carregamento de 1.500 Figos, que têm 85% de carros produzidos na Índia, irá para o México na próxima semana. A segunda maior montadora dos EUA em termos de vendas disse que também está a caminho de lançar oito novos modelos de automóveis no mercado de rápido crescimento indiano, como o sedan premium Fiesta, a ser introduzido este ano.

A Índia é um dos mercados que mais cresce no setor de automóveis no mundo inteiro graças ao crescimento da renda pessoal do país, de 350 milhões de classe média. Em 09 de março, alguns dados da indústria mostraram que as vendas locais de automóveis bateram um recorde mensal de 189 mil veículos em fevereiro, representando um aumento de 23% face ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela introdução de carros pequenos, como Figo e Etios da Toyota.

O país se transformou em um campo de batalha para os fabricantes globais como Ford, General Motors e Volkswagen, que estão buscando compensar as vendas em ritmo mais lento em seus países-sede.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas