Daimler e Rolls-Royce fazem proposta para fabricante de motorA Daimler e a Rolls-Royce anunciaram na última quarta-feira, 09 de março, seus planos conjuntos para assumir a direção da Tognum, fabricante alemã de motores e turbinas. As empresas "pretendem lançar uma oferta pública para aquisição de 100% do capital social da Tognum”, negócio que iria valorizar as ações da empresa em torno de 3,2 bilhões de euros (4.450 milhões de dólares). A Tognum informou, porém, que "por enquanto, não há acordo fechado sobre o preço de compra das ações".

A Daimler já detém 28% do Tognum e, juntamente com a Rolls-Royce, quer conquistar uma posição forte no mercado, como um dos maiores fornecedores de uma ampla gama de produtos, sistemas e serviços. A Daimler e Rolls-Royce já divulgaram anteriormente que pretendem criar uma joint-venture (50%-50%) para fazer o lance, oferecendo € 24 por cada ação da Tognum, e trabalhar para formar esta nova companhia, transformando-a em “uma empresa líder mundial em sistemas de motor".

O presidente da Daimler, Dieter Zetsche, explicou em uma teleconferência que a proposta era "amigável". A nova empresa "será capaz de oferecer um portfólio extenso e atraente de produtos, serviços e soluções integradas", sendo conhecida como o "off-road" dos setores de energia, marítimo e de aplicações industriais, conforme citado em comunicado.

Motor fabricado pela TognumA Daimler e a Rolls-Royce também estão especulando "o investimento em novas plantas e instalações para permitir o crescimento das empresas e fornecer melhorias de produtividade." A sede da A Tognum fica em Friedrichshafen, ao sul da Alemanha, e será mantida lá sem redução de postos de trabalho.

A Tognum também constrói motores para veículos blindados e barcos, e registrou vendas de 2,5 bilhões de euros ($ 3,5 bilhões de dólares americanos) em 2009, um nível que estima atingir novamente em 2010. Atualmente, a companhia emprega 8.700 pessoas em todo o mundo.

Rolls-Royce vai contribuir com seu know-how em fabricação de motores a diesel para o negócio, juntamente com a especialização em sistemas integrados de alimentação e serviços. Contribuirá também para "uma presença no mercado bem estabelecido nos segmentos de energia, marítimo e nos setores e defesa".

A Daimler, maior fabricante de caminhões pesados em todo o mundo, está bem posicionado na tecnologia dos motores e conta com expertise de fabricação, oferecendo um acesso excepcional aos mercados globais. "É uma proposta interessante para a Daimler em parceria com a Rolls-Royce", disse Zetsche.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas