Banda larga móvel 3GO serviço que permite acesso rápido à Internet via redes de telefonia móvel é chamado de banda larga móvel 3G. Essa tecnologia normalmente fornece aos usuários a conveniência da mobilidade e da navegação rápida, mesmo quando eles estão longe de sua casa ou escritório. Os serviços de banda larga móvel 3G facilitam o trabalho, a comunicação e transmissão rápida de dados, e tudo isso com a facilidade que a opção de mobilidade apresenta, pois o sistema poder acessado de um celular, um laptop ou um notebook.

A sigla 3G significa “Terceira Geração” e se refere a uma geração mais avançada de tecnologia móvel do que as redes sem fio anteriores. A União Internacional das Telecomunicações (UIT) definiu o termo 3G de acordo com normas de telefonia móvel, como uma rede destinada a promover o avanço e o crescimento da tecnologia móvel. A rede móvel 3G alega ter ampliado os recursos fornecidos por redes anteriores, fornecendo maior largura de banda e uma ampla variedade de aplicações móveis. Por exemplo, o 3G pode oferecer a comutação de pacotes de dados com mais eficiência a uma velocidade maior do que as redes 2G.

O Japão foi o primeiro país a lançar o serviço 3G. Em 2005, quase 40% dos usuários de telefones móveis utilizavam a rede 3G; então, a conexão 2G foi aos poucos se tornando uma tecnologia obsoleta. Em 2008, os prestadores de serviços de banda larga móvel 3G começaram a oferecer esse tipo de serviço em todo o mundo em resposta à demanda dos consumidores por uma melhor tecnologia móvel.

Mobile 3GQuando um cliente assina um pacote de banda larga móvel 3G, um módulo de identidade do cartão SIM (Subscriber) ou código USB (Universal Serial Bus, barramento serial universal) normalmente é fornecido. Um dongle, ou hardlock, é um dispositivo conectado a um computador, como um modem USB, que lembra um pen drive USB, e serve para se conectar a um computador portátil. Uma vez conectado, o dongle automaticamente permite ao usuário acessar o serviço de banda larga móvel e navegar na Internet.

A instalação é geralmente muito simples. Não há necessidade de ajustes complicados, tais como configurações de IP, definições de segurança, ou nomes de usuário e senhas. Tudo o que um cliente deve ter em mãos é o dongle USB. Desde que o dongle USB seja portátil e possa se conectar facilmente a qualquer computador portátil, os usuários podem levá-lo a qualquer lugar.

Dependendo da empresa, o serviço de banda larga móvel 3G ainda deve estar disponível para uso, mesmo no exterior. As despesas de utilização podem variar. Antes de viajar, é geralmente recomendado que os clientes verifiquem com seu provedor de acesso os valores das taxas de uso. Para os viajantes frequentes, muitas empresas de WiFi oferecem pacotes personalizados.

Para utilizar o serviço móvel de 3G, os clientes devem assinar um pacote com sua companhia de telefone celular, salientando que os preços podem variar para cada operadora, como Claro, TIM, VIVO e Oi. Os clientes podem inscrever-se em planos pré-pago ou pós-pago de serviços móveis de banda larga. Para algumas empresas de telefonia móvel, dependendo do valor do pacote negociado, o modem USB é fornecido de graça, mas esses dispositivos normalmente têm um bloqueio no período de alguns meses até um ano.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação