O que faz um técnico de calibraçãoUm técnico de calibração é o responsável por controlar, reparar e fazer a manutenção de máquinas e equipamentos, geralmente em um ambiente de produção ou fabricação. Esse profissional não possui a formação de um engenheiro graduado, mas o conhecimento técnico lhe confere as competências exigidas para o exercício do ofício de técnico em calibração em qualquer planta industrial. Independentemente do setor, cada vez que os processos mecânicos ou eletrônicos são atualizados ou substituídos, o profissional com formação técnica em calibração deve aplicar seus conhecimentos e habilidades de modo a manter cada dispositivo e equipamento adequadamente calibrados.

As funções principais de um trabalho que envolve o método de calibração requerem o domínio de testar e calibrar instrumentos, tais como osciloscópios, paquímetros, medidores de pressão, e controladores de temperatura. Para isso, é importante também ter conhecimentos mais aprofundados sobre as normas internacionais ISO, que criam parâmetros de qualidade, juntamente com uma boa expertise em áreas como eletricidade e circuitos elétricos. A capacidade de criar equipamentos de teste e componentes e de solucionar problemas é um grande diferencial atualmente no mercado de trabalho. A capacidade de elaborar relatórios sobre ordens de serviços e reposição de peças também faz toda a diferença na hora de disputar uma carga de emprego e construir uma carreira sólida em um setor tão competitivo.

Aparelho de calibraçãoAlém de conhecimento técnico, as habilidades na comunicação são atributos importantes para um técnico de calibração. Os técnicos internos precisar ter facilidade em se comunicar eficazmente com os gerentes de departamento e funcionários da fábrica, a fim de identificar e resolver problemas em máquinas e equipamentos. Os técnicos que se desloca até os clientes para efetuar a calibração e os reparos em máquinas e aparelhagens precisam corresponder efetivamente as expectativas dos clientes com relação à análise de riscos e aconselhar sobre as opções de manutenção preventiva. Ter um segundo idioma é outro ponto importante para o bom desempenho da função, especialmente levando em conta a segurança do profissional e dos equipamentos, uma vez que os manuais de alguns aparelhos são escritos em inglês técnico.

Os técnicos em calibração podem encontrar trabalho em uma variedade de ambientes. Grandes plantas ou instalações de produção costumam empregar um número razoável de técnicos para serviços de calibração em equipamentos em tempo integral. Muitos fornecedores de peças costumam esses técnicos com o intuito de comercializar e vender seus produtos com base no conhecimento de técnicos que atuam também como consultores, analisando procedimentos e testes que envolvem os serviços de calibração.

Para desempenhar alguns trabalhos, o técnico de calibração necessita apenas de um diploma de Ensino Técnico, o que é conseguido nos cursos técnicos de calibração oferecidos por diversas escolas em todo o País. Outras funções exigem um grau de conhecimento e experiência em tecnologia de instrumentação ou eletrônica ou dois anos de sólida experiência em calibração elétrica ou mecânica e em reparação. As organizações do setor, por vezes, oferecem seminários e cursos técnicos complementares de calibração para manter seus funcionários informados sobre as novas tecnologias e equipamentos que possam ser primordiais para o setor de manutenção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial