O que e fusão nuclear

O que e fusão nuclearA fusão nuclear é o processo pelo qual os átomos múltiplos, com a mesma carga, se juntam para formar um núcleo mais pesado. Em alguns casos, dependendo da massa, a energia pode ser liberada ou absorvida durante este processo. Mas vale ressaltar que a fusão nuclear é uma fonte de energia muito importante.

A fusão nuclear é muitas vezes confundida com a fissão nuclear. No entanto, os dois termos, apesar de terem nomes semelhantes e talvez apresentarem resultados semelhantes em algumas circunstâncias, são muito diferentes. A fissão nuclear é o processo de divisão do núcleo de um átomo, o que normalmente tem o efeito de gerar uma grande liberação de energia, como é visto em bombas nucleares. A fissão nuclear é também a forma como a maioria das usinas nucleares gera energia.

Fusão nuclearJá a fusão nuclear como fonte de energia gerada pelo homem, ainda se encontra na fase de desenvolvimento, apesar de já existirem usinas com essa proposta espalhadas pelo mundo. A fusão nuclear é o processo, por exemplo, pelo qual todas as estrelas produzem energia.

O problema com a geração de fusão nuclear consiste na obtenção de dois átomos, com a mesma carga, próximos um do outro. Os átomos que têm a mesma carga, de modo geral, se repelem, ao invés de serem reunidas. Entretanto, uma vez reunidas, a força nuclear começa a aparecer. Essa força vai atrair os núcleos de dois ou mais átomos, um para perto do outro, iniciando, assim, a fusão nuclear, mas isso só acontece se eles estiverem em proximidade bastante estreita.

Para aproximar o suficiente os núcleos em conjunto a fim de que haja a produção da fusão nuclear, é preciso encontrar alguma maneira de unir os átomos. Na maioria dos casos, isso é feito com níveis muito altos de calor. O calor faz com que os átomos e acelerarem, permitindo-lhes ultrapassar as suas tendências eletromagnéticas que fazem um repelir o outro.

Embora isso possa exigir uma grande quantidade de energia, a energia resultante desse processo é muitas vezes maior do que a energia empregada nele. Em alguns casos, o calor da explosão pode criar reações de fusão nuclear. Estes são chamados de reações de auto-sustentação. As estrelas, como já mencionado anteriormente, são um bom exemplo de uma reação auto-sustentável.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password