Revestimentos refletivos para telhado

Revestimentos refletivos para telhadoOs revestimentos refletivos para telhados são produtos aplicados aos telhados de casas e prédios comerciais e residenciais para reduzir o calor solar, especialmente em áreas com clima quente e ensolarado em boa parte do ano. Esses tipos de revestimentos reflexivos podem reduzir as temperaturas em até 45 ° C, sendo que estes produtos também têm um grande impacto sobre os custos de resfriamento. Estudos realizados em laboratórios em todo o mundo estimam que este modelo de revestimento de telhado é capaz de gerar a economia de cerca de 25% no consumo de energia.

Outra vantagem do revestimento reflexivo na construção civil é que esse produto contém pigmentos anti-UV. Os raios UV causam grande desgaste aos telhados e telhas, contudo, o uso dos revestimentos refletivos pode prolongar a vida útil do telhado em até 15 anos. Em edifícios com baixa declividade ou coberturas, os revestimentos ajudam a absorver a energia do sol em uma taxa mais elevada do que os telhados inclinados. Uma vez que os gastos com manutenção do telhado abrangem mais de 80% do custo total de manutenção de um edifício de, qualquer produto que possa prolongar a vida útil do telhado irá resultar em economias substanciais em longo prazo.

Revestimentos refletivosEsses tipos de revestimentos de atuam como espelhos, refletindo a energia radiante do sol de volta para o espaço. Para classificar o nível de reflexividade de diferentes produtos, os fabricantes fazem uso de um sistema de classificação. Produtos e revestimentos com a pintura em tons de branco são os mais eficazes, com uma reflexão solar de 85%.

Alguns dos materiais utilizados como revestimentos de telhas são: poliuretano, elastômero, e tintas acrílicas; telhas com uma camada de borracha, plástico ou PVC, telhas de barro ou de concreto e metal, disponíveis na cor escura. Alguns materiais podem ser facilmente aplicados com um rolo, como no caso das tintas, enquanto outros, tais como as folhas de PVC, requerem o uso dos processos de calafetagem ou selagem feitos por um profissional. Se o custo for uma consideração importante, tinta branca de dióxido de titânio e folhas de alumínio são as melhores escolhas. Esses produtos são baratos, fáceis de aplicar e requerem pouca manutenção.

Cabe lembrar que mesmo após instalados, os revestimentos refletivos devem passar por testes de qualidade, uma vez que esses revestimentos para telhados tendem a perder suas propriedades de reflectividade ao longo do tempo devido ao pó e à manutenção. Por isso, muitas vezes, as reaplicações ou limpezas são uma obrigação.

Custos para a instalação dos revestimentos reflexivos em telhado variam de acordo com o fornecedor e com a extensão do telhado a ser coberto. Além disso, é preciso levar em consideração o tipo de material a ser utilizado no revestimento, podendo ser membranas de PVC em camadas, por exemplo. Normalmente, os preços e orçamentos incluem os custos de materiais e da instalação. Embora o investimento inicial para a instalação dos revestimentos de telhas seja geralmente maior do que os custos de montagem de um telhado tradicional, a economia nos gastos de energia justifica essa despesa adicional inicial.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password