Tipos de bombas de águaExistem muitos tipos de bombas de água, cada um servindo a um propósito especial na indústria ou na construção civil. Todos os modelos de bombas de água, entretanto, servem a uma mesma função básica: auxiliar na sucção e transferência de água das fontes de água subterrâneas através de tubos condutores interligados à bomba. Os fabricantes de bombas de água disponibilizam no mercado de produtos industriais uma infinidade de modelos de bombas com os mais diversos níveis de potência, para que sejam eficientes em distintas aplicações.

As bombas de água consistem de um motor, que gira uma lâmina. Esta lâmina cria uma sucção e extrai a água nas tubulações. Em seguida, o movimento de sucção empurra a água através das tubulações e, de lá, um tanque de pressão ajuda a distribuir a água para todas as áreas da casa ou da empresa.

Bombas industriaisPor vezes, alguns tanques de pressão são também utilizados com bombas de água. Esses equipamentos de pressão ajudam a regular a pressão da água que entra em uma casa ou instalação industrial ou predial. Considerando que as mudanças sazonais podem alterar a pressão da água, como quando ela é aumentada pelo derretimento da neve em geleiras em certos países, um tanque de pressão da água serve para manter o fluxo de água constante durante todo o ano.

As bombas de depósito são também consideradas tipos de bombas de água e têm grande serventia em casas e empresas para questões relacionadas ao escoamento de água de áreas mais baixas, como garagens subterrâneas e porões. Com o excesso de chuvas, inundações, ou derretimento da neve, a água pode se tornar um incômodo à medida que invade os ambientes. Então, a melhor maneira de retirar água do subsolo é com uma bomba de depósito.

As bombas de depósito têm uma lâmina que é girada por um motor. Esses equipamentos industriais são normalmente instalados na parte mais úmida do porão. O motor da bomba de depósito é acionado quando o flutuador dentro da bomba de depósito é ativado pelo nível da água. O motor gira a lâmina, o que empurra a água para cima do tubo de descarga e para fora do prédio ou da casa.

Existem dois tipos diferentes de bombas de depósito. Uma bomba de submersão de poço pode ser colocada abaixo da linha de água. Uma bomba de depósito, por outro lado, fica instalada ao nível do chão. Ambas as bombas de água trabalham da mesma maneira, mas as bombas de depósito submersíveis lidam com grandes quantidades de água e podem ser totalmente submersas sem qualquer perigo de escassez elétrica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos