Vantagens do rolamento magnéticoUm rolamento magnético é um tipo de rolamento que usa uma força magnética para suportar peças de máquinas, sem ter qualquer contato real com a peça em si, enquanto a máquina ainda está ligada. A força magnética é forte o suficiente para que ela levante uma pequena parte da máquina e permite que ela se mova enquanto ela está suspenso no ar. Isso elimina o atrito entre a peça e a máquina.

Os rolamentos em geral são suprimentos usados em máquinas para controlar o movimento de duas ou mais peças móveis, e que muitas vezes giram em um movimento circular. O rolamento é destinado a permitir que duas peças movam-se sem muita interferência causada pela fricção das partes entre si ou com outras peças ao seu redor. Um dos tipos mais conhecidos do rolamento é o sistema de rolamento de esferas.

Rolamento magnéticoOs rolamentos magnéticos são semelhantes a outros tipos de rolamentos, tais como rolamentos de esferas, contudo, esse tipo de rolamento magnético tem uma nítida diferença na maneira no modo como ele opera. Esta diferença reside no fato de que quando a máquina está ligada, a força magnética elimina o atrito entre as peças, em vez de reduzi-lo. A corrente magnética deve ser forte o suficiente para levitar a peça e fazer com que ela não toque na superfície de outro componente que se movimenta dentro da máquina.

Isso é usado em máquinas onde outros tipos de rolamentos não iriam funcionar tão bem. O rumo magnético permite que a peça se mova tão rápido quanto possível. O usuário não precisa se preocupar com a contaminação do óleo encontrado em rolamentos lubrificados.

Algumas vantagens da utilização de um sistema de rolamentos magnéticos incluem o atrito praticamente inexistente aplicado às peças da máquina e a capacidade de trabalhar em um vácuo. Os rolamentos magnéticos também contam com a capacidade de trabalhar sem qualquer tipo de lubrificante. Estes rolamentos são importantes para algumas máquinas que não podem suportar outros modelos de rolamentos industriais.

No entanto, algumas desvantagens também existem. Para que os ímãs criem um forte elo, o suficiente para suspender e puxar a peça, eles precisam de uma fonte de energia constante que lhes é fornecida. Um sistema de back-up deve estar no local em caso de avaria ou falha de energia enquanto a máquina está funcionando. Sem isso, em caso de queda de energia, os ímãs perderiam seu poder de atração e a peça suspensa viria a desabar.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais