Gestão de reciclagem de resíduosA gestão de reciclagem de resíduos é a coleta, segregação e eliminação de materiais recicláveis. A função básica operacional de uma empresa de gestão de reciclagem de resíduos é determinar a diferença entre os materiais reutilizáveis e o lixo inútil. O lixo reutilizável é separado dos materiais perigosos e contaminantes nocivos. Muitas empresas recicladoras de lixo vendem materiais coletados diretamente às empresas que fazem uso desses materiais recicláveis. Já o lixo inutilizável é geralmente incinerado ou removido para um aterro sanitário.

O objetivo final da reciclagem é a redução de resíduos e o aproveitamento de materiais que inda podem ser utilizados para outras finalidades. Os itens descartados podem ter uma segunda vida de utilidade e com a grande vantagem de reduzir também os custos de energia para a produção de novas peças. As empresas de gestão de reciclagem de lixo constantemente buscam encontrar novas funcionalidades para os materiais recicláveis a fim de transformá-los em um produto acabado.

Reciclagem de resíduosOs pneus velhos, por exemplo, quando reciclados, podem ser aproveitados para a fabricação de brinquedos, acessórios de ginástica, móveis e até mesmo para a produção do chamado asfalto ecológico. Além de promover um grande benefício ao meio ambiente, a reciclagem ainda oferece uma oportunidade de trabalho e de geração de renda a muitas comunidades carentes, em diversos lugares do Brasil. Com o uso de muita criatividade, é possível transformar materiais que seriam descartados em peças e objetos que atraem a atenção e a curiosidade das pessoas.

O gerenciamento da reciclagem feito de forma eficaz é um “modelo de gestão verde” que transforma lixo em dinheiro. Além de algumas empresas responsáveis pela reciclagem do lixo limpo, existem também muitas cooperativas e trabalhadores voluntários que apostam na gestão do lixo reciclável como uma forma de aumentar a renda das famílias e ainda promover iniciativas em prol do meio ambiente.

Contudo, o trabalho de separação de lixo feito manualmente por homens e mulheres têm se tornado mais complexo, ao passo que além do lixo orgânico, existe o lixo eletrônico, como aparelhos celulares descartados, pilhas e baterias. O descarte incorreto desses dispositivos eletrônicos oferece um alto grau de perigo ambiental, pois tais objetos muitas vezes contêm elementos nocivos à natureza e à saúde humana.

Os consumidores são sempre incentivados a enviar materiais recicláveis diretamente para um local de gestão de reciclagem de resíduos. Em alguns locais, eles até recebem algum tipo de incentivo em dinheiro ou em prêmios para entregar os resíduos já classificados como reutilizáveis. Os materiais são comumente adquiridos pela empresas de reciclagem por quilo. As latas de alumínio e garrafas de vidro ou plástico são os itens mais comuns que devem ser vendidos diretamente aos recicladores. Muitos empreiteiros de construção, por exemplo, vendem fardos grandes de tubos recicláveis ou sobras de cabos e fios.

Os resíduos tóxicos geralmente são compilados por empresas de reciclagem de gestão de resíduos para o descarte adequado, de acordo com as normas governamentais, através de recursos de eliminação de resíduos. Vale salientar que os materiais perigosos enviados para um aterro comum podem contaminar o abastecimento de água e o solo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente