Tipos de equipamentos desengraxantesNo mercado industrial existem diferentes tipos de equipamentos desengraxantes que variam de acordo com o volume de desengorduramento necessário, o tipo de gordura a ser removido e da utilização da peça após o desengorduramento. Para trabalhos simples de remoção de graxa e gordura, muitas vezes o uso de um solvente mais potente pode resolver o problema. Mas quando se trata de uma grande extensão na superfície a ser desengraxada, o ideal é aplicar o sistema de máquinas desengraxantes industriais, que se baseia nos mais sofisticados equipamentos desengordurantes, tais como desengraxantes à vapor, desengraxantes ultrassônicos e sistemas aquosos desengordurantes.

Os tipos de equipamentos desengraxantes a vapor são projetados para remover a gordura de uma parte suspensa diretamente acima de ebulição do solvente em uma nuvem de vapor. O diferencial de temperatura entre o vapor quente e a parte fria produz a condensação de vapores que contêm o solvente desengraxante, o que dissolve a gordura. Após esta limpeza com o uso do solvente, uma parte da superfície de uma peça, por exemplo, ainda pode ser limpa e finalizada com a aplicação da limpeza ultrassônica ou de imersão em percloroetileno. Este método de desengorduramento industrial é usado para componentes eletrônicos e peças que podem ser danificados pela imersão na água.

Equipamentos desengraxantesHá pelo menos dois projetos de equipamentos de vapor desengraxante no mercado, e são principalmente distinguidos pelo tipo de solvente utilizado no processo de limpeza. Um usa o brometo de n-propilo e solventes clorados, como o tricloroetileno (TCE), e os outros modelos de equipamentos desengraxantes utilizam solventes fluorados hidrofluorocarbonos (HFC) como desengraxantes a vapor. Os equipamentos projetados para usar HFC e solventes relacionados são considerados menos agressores ao meio ambiente.

Já os desengraxantes ultrassônicos usam transdutores para criar ondas ultrassônicas que quebram a gordura na superfície de uma peça. Este método de remoção de gordura é relativamente caro, e é normalmente empregado em sistemas pequenos, muitas vezes em conjunto com outros métodos de desengorduramento industrial. Uma vantagem dos modelos de desengraxantes ultrassônicos é a sua capacidade de eliminar as gorduras em materiais porosos como o bronze, o que torna este método geralmente superior a outros tipos de desengraxantes de metal.

O método de desengorduramento aquoso utiliza equipamentos especiais para remover óleos e graxa em peças que necessitam de desengorduramento leve a moderado. O desengorduramento aquoso emprega um detergente biodegradável, que produz menos riscos aos operadores e não agride o meio ambiente. Dependendo do projeto do desengraxante, os óleos contaminantes podem ser removidos e emulsionados, ou separados e desnatados mecanicamente a partir da superfície da solução desengraxante.

No processo de desengorduramento industrial, é importante lembrar que qualquer tipo de equipamento desengraxante projetado para o uso de solventes deve respeitar as normas impostas pela regulamentação das agências governamentais. Qualquer substância classificada como um composto orgânico volátil deve ser usado com segurança para evitar danos aos operadores e ao meio ambiente. Solventes utilizados nos trabalhos de desengorduramento são considerados materiais perigosos e devem ser ministrados de acordo com as orientações.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos