Diferentes tipos de produtos químicos desengraxantesDurante a fabricação de rotina e em muitos processos industriais, é muito comum a ocorrência de vazamentos e derrames de graxa e óleo nas superfícies de peças e equipamentos. Quando isso acontece, alguns tipos de produtos químicos desengraxantes podem ser usados para remover substâncias oleosas. Há muitos tipos diferentes de produtos químicos para desengraxar peças metálicas ou de outras matérias-primas que podem ser aproveitados, tais como desengordurantes em spray, solventes, desengordurantes em pó, detergentes e espumas, bem como vapor desengraxante.

Os produtos químicos mais comuns para o processo de desengraxe são os produtos detergentes baseados em uma combinação de substâncias químicas concentradas em suspensão em uma base líquida ou em pó. Cada tipo de produto desengordurante é projetado para limpar um tipo específico de gordura, óleo ou sujeira.

Desengraxante em sprayQuando um vazamento de graxa ou óleo combustível torna-se prejudicial ao meio ambiente, muitas vezes é preciso lançar mão de espumas desengordurantes. Estes produtos são feitos por meio do processo de oxigenação química através de um sistema que combina os produtos químicos com as partículas do ar. A espuma é fácil de manipular e rapidamente remove a graxa ou os óleos rapidamente.

Outro tipo de composto químico para desengorduramento usado especificamente para limpeza de óleos grossos e graxas, tais como aqueles encontrados em plantas industriais são os produtos químicos conhecidos como solventes desengordurantes a vapor. Estes produtos químicos líquidos são pulverizados ou derramados sobre as superfícies e reagem com a graxa, decompondo-a e vaporizando-a. Isso necessita do uso do oxigênio para iniciar o processo químico e também de ventilação para manter a qualidade do ar segura.

O solvente de vapor aquecido é outro suprimento que pode ser utilizado com a finalidade de remover os óleos e graxas. Estes produtos químicos são geralmente suspensos em uma substância semi-oleosa e, quando o fluxo é adicionado, dissolvem a gordura e a decompõem. Há também a vapor que dissolve a graxa e produtos químicos que são à base de água ou óleo vegetal.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais