Benefícios de usar óleos sintéticos em motoresAlguns anos atrás, o uso de óleos sintéticos em motores não era muito bem visto por mecânicos e engenheiros, e até mesmo por leigos no assunto, que preferiam investir dinheiro em óleos de base. Com o avanço da tecnologia na produção de lubrificantes sintéticos, hoje em dia, o uso desses produtos em motores está em voga em virtude de razões diferentes. Um grande número de pessoas está se voltando para o uso de óleos sintéticos, em vez do tradicional óleo de base, em detrimento dos diversos benefícios de usar óleos sintéticos em motores, especialmente em longo prazo.

A primeira razão é que, embora os óleos sintéticos sejam comparativamente mais caros do que os lubrificantes tradicionais, estes suprimentos podem durar muito mais tempo e exigem menos mudanças de óleos. Os lubrificantes sintéticos têm excelente resistência ao calor e à oxidação, além de ter uma vida útil bem prolongada, o que permite grande economia de tempo e dinheiro.

Óleos sintéticos Os óleos sintéticos têm maior índice de viscosidade inicial e repartição menor da viscosidade em relação aos tradicionais lubrificantes industriais. Eles têm mais moléculas de tamanho uniforme e estabilidade de viscosidade bem superior. Assim, esses produtos fornecem menos calor e mais proteção ao motor. Ou seja, que proporcionam maior vida útil ao motor.

Nos tipos de óleo à base de petróleo, alguns componentes encontrados são inúteis em termos de benefícios ao funcionamento do motor. Remover esses componentes do óleo é uma tarefa muito cara e complicada. A repartição destes ingredientes na máquina produz resíduos e afeta o desempenho do motor e suas partes, além de produzir poluição também. Em óleos sintéticos tais ingredientes não são encontrados. Eles são especialmente preparados para fins específicos e destinados a veículos específicos, tais como óleos para engrenagens, óleos de motocicleta, fluidos de transferência de calor, etc. Eles oferecem melhor lubrificação e desempenho e menos poluição em relação aos óleos para motores convencionais.

Em temperaturas baixas, os tipos de lubrificantes convencionais derivados do petróleo e destinados a motores podem se tornar sólidos. Diferentemente dos óleos à base de petróleo, os lubrificantes sintéticos permanecem fluidos, mesmo no frio extremo. O uso de óleos sintéticos no motor de carros, por exemplo, também controla a formação de ácido, proporcionando maior proteção e reduzindo o desgaste. O uso de óleos de motor sintéticos regularmente diminui a necessidade de manutenção maior e melhora a vida útil dos motores e seus componentes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Comentários

01/04/11 às 19:57h
fabio
Não se esqueça que só è valido se voce comprar um veiculo zero,por que se for semi novo e o antigo dono já usou oleo não compatível a esse motor,ele já está com laca nas paredes internas as bronzinas estão com desgaste prematuro,retentores semi ressecados com tendencia a queimar oleo,pois bem para desfrutar de uma longa vida util de um motor tem que ser da raiz,e lembre-se ainda que os frentitas de postos de gasolina,mecanicos,balconistas de auto peças falem,não existe oleo para 10.000KM não com essa gasolina que abastecemos no Brasil,e filtro de oleo tem que trocar todas as vezes e não uma sim e a outra não.

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais