Ética nos negócios e responsabilidade socialA ética empresarial e responsabilidade social são dois conceitos que muitas especialistas acreditam que andam de mãos dadas no ambiente de negócios. A ética empresarial representa os princípios morais utilizados por uma empresa a fim de garantir que todos os funcionários atuam de forma aceitável quando desempenham suas funções do cenário corporativo. A responsabilidade social é considerada uma teoria ideológica em que se acredita que as empresas têm um papel fundamental na sociedade, em prol do desenvolvimento da economia para o bem de toda uma comunidade e da produção sustentável, que leve em conta a preservação do meio ambiente.

Nesse sentido, as organizações não devem se comportar de forma contrária às normas culturais ou sociais. O casamento da ética empresarial e da responsabilidade social ocorre quando as corporações instituem um código de ética formalizado e conhecido por todos para provar que a empresa só atua em seu interesse, desde que não prejudique a responsabilidade social da empresa.

Ética empresarialA ética pode ter vários significados para diferentes indivíduos e empresas. O que uma empresa considera como um comportamento aceitável, outra companhia pode ver como antiético ou inadequado. Embora, muitas vezes, a ética dependa do bom senso de cada um (e bom senso é algo questionável, pois o que é considerado bom para um nem sempre é bom para o outro), a abordagem mais comum liga estreitamente a ética empresarial aos conceitos de responsabilidade social.

Ética é uma filosofia grega que diz que todos os indivíduos devem seguir ou usar as características éticas que façam o máximo para promover o bem comum da sociedade. Embora essa abordagem ética possa aplicar a diferentes regiões ou nações, um conjunto básico de características éticas abrange honestidade, integridade, transparência e responsabilidade. Essas características asseguram que os proprietários, gerentes e funcionários não ajam em seu próprio interesse pessoal, mas defendam os valores sociais como a força motriz para as operações da empresa.

As grandes organizações ou empresas de capital aberto, muitas vezes, fazem uso das bases de governança corporativa para promover a ética nos negócios e a responsabilidade social. A governança cria o quadro de políticas, procedimentos e orientações para todos os indivíduos que exercem algum papel dentro de uma empresa, como acionistas, fornecedores, parceiros, funcionários, governo, compradores, clientes e bancos. Grandes empresas e companhias abertas normalmente enfrentam mais controle relativo à ética nos negócios, uma vez que são responsáveis por controlar uma boa parcela os grandes recursos econômicos da nação.

Estas empresas devem tentar proporcionar benefícios para as comunidades locais e aumentar a ou melhorar a qualidade de vida de tantas pessoas o quanto possível, e elas priorizar a produção sustentável, de modo a não poluir o meio ambiente. Enquanto a ética corporativa certamente tem um papel importante no ambiente de negócios, é possível para os governos e indivíduos exigirem o mínimo de responsabilidade social das empresas.

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