Conceito de economia sustentáveleconomia sustentável ou sustentabilidade econômica é o termo utilizado para identificar as diferentes estratégias que permitam utilizar da melhor forma os recursos financeiros disponíveis. A ideia é promover o uso desses recursos de modo eficiente e responsável, proporcionando benefícios em longo prazo. No caso de uma operação comercial, a sustentabilidade econômica exige a utilização dos recursos para que a empresa continue a funcionar ao longo de vários anos, enquanto obtém lucros consistentemente e mantém o saldo positivo na balança de ativos e passivos.

Na maioria das situações, a medida da sustentabilidade econômica é apresentada em termos monetários. Medir o valor dos ativos e dos recursos é algo essencial, assim como identificar a quantidade de retorno, em capital, gerado pelo uso eficiente desses recursos. A idéia é auxiliar na identificação de áreas de operação em que os recursos não estão sendo utilizados da maneira mais eficiente, e tomar as medidas para corrigir a situação.

Sustentabilidade econômica A sustentabilidade econômica incentiva o uso responsável dos recursos. Isto envolve não apenas certificar-se de que o negócio está dando lucro, mas que a operação não está criando problemas ambientais que poderiam acarretar danos para o equilíbrio da ecologia local. Por estar ciente do impacto da operação sobre a comunidade local, a empresa é capaz de escolher as matérias-primas mais amigáveis ao ambiente, além de selecionar os melhores métodos de exploração e elaborar uma estratégia de eliminação de resíduos que não afete o ecossistema da região. No longo prazo, a atenção para esses tipos de dados tem o potencial de aumentar o investimento da comunidade na continuação do funcionamento dos negócios, e aumentar as chances de permanência de uma operação viável por muitos anos.

Embora o conceito de economia sustentável seja amplo e aplicável em empresas de diversos segmentos, há obstáculos potenciais que podem ser encontrados em diferentes empresas. A resistência à mudança pode levar a uma utilização menos eficiente dos recursos disponíveis. A incapacidade de controlar as despesas e justificar os gastos também têm efeitos adversos sobre a estabilidade em longo prazo e limita o potencial de sustentabilidade econômica de cada companhia. Por esta razão, algumas vezes, as empresas trabalham com consultores externos que possam avaliar o funcionamento dos negócios com viés imparcial, apontando o que precisa ser feito para melhorar a sustentabilidade da operação.

Com a sustentabilidade econômica, o objetivo é estabelecer a rentabilidade em longo prazo. Um negócio rentável apresenta maior probabilidade de se manter estável e de que continuará operando com saldo positivo por um longo período de tempo. Sob essa perspectiva, a sustentabilidade econômica pode ser vista como uma ferramenta para garantir que o negócio construa um futuro próspero e sólido, contribuindo para o bem-estar financeiro dos proprietários e dos empregados e agindo em prol da comunidade onde a empresa está localizada.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia