Tecnologia em comunicação de fibra óticaA tecnologia em comunicação de fibra ótica permite que a informação seja enviada usando pulsos de luz através de uma fibra fina e transparente de vidro ou de plástico, conhecida como uma fibra ótica. É muito mais eficiente em termos de distância e amplitude de banda se comparada aos tradicionais fios de cobre usados nos sistemas de comunicação e telecomunicação de alguns anos atrás. A fibra ótica é amplamente utilizada nas áreas de telecomunicações e redes, considerando que a forma mais comum de comunicação de fibra ótica é em redes usando cabos de fibra ótica.

O processo de comunicação de fibra ótica, ou fibra óptica, requer vários componentes em adição às fibras óticas. As redes de fibra ótica devem conter um transmissor para enviar o sinal e um receptor que recebê-lo a alterá-lo os sinais elétricos. Muitas vezes, os dois são combinados para formar um transceptor que conta com ambas as capacidades. A rede irá também incluir uma variedade de outros componentes, por exemplo, um amplificador que pode aumentar o sinal, e uma repetidora, dispositivo que repete o sinal. Estes e outros dispositivos podem cuidar da atenuação e distorção do sinal, um problema que é inerente a este tipo de sistema de comunicação.

Comunicação por fibra ópticaUma vantagem de usar esse tipo de sistema de comunicação é que ela pode alcançar longas distâncias e tem maior largura de banda em relação às formas tradicionais de rede, com fios à base de cobre. Os cabos de fibra normalmente podem alcançar distâncias de até 100 km sem ter o sinal repetido ou reforçado, enquanto o fio de cobre só pode alcançar entre 1,6 a 3,2 km, sem aumento do sinal. Outra vantagem da fibra ótica é que ela não é afetada tão intensamente pela interferência de outros cabos de fibra ótica ou por sinais eletromagnéticos.

Uma das principais desvantagens da comunicação por fibra óptica é o preço. Esse sistema é geralmente mais caro do que outros tipos de redes. Além disso, os cabos de fibra ótica são mais difíceis de emendar e custam mais que os fios de cobre. Em segundo lugar, o equipamento necessário para implementar o sistema que utiliza os cabos de fibra ótica são mais onerosos e, em menor escala, tornam-se menos rentáveis para uso doméstico. Esta realidade, no entanto, está mudando, especialmente nos mercados asiáticos.

O principal uso para os sistemas de comunicação por fibra óptica é em sistemas maiores, que têm de percorrer uma longa distância, como no caso da Internet e das indústrias de telecomunicações, assim como nas companhias telefônicas. Embora o uso em residências e em situações de baixa largura de banda seja limitada, por vezes, os sistemas de fibra ótica de comunicação são utilizados caso haja a necessidade e autorização para isso. Um exemplo seria em uma situação em que é necessário que haja interferência limitada de uma fonte eletromagnética. Embora o uso de redes de fio de cobre seja mais barato, o sistema de fibra óptica é bem mais seguro.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação