GE irá construir a maior planta solar dos EUAA GE anunciou nesta quinta-feira, 07, que vai produzir um número recorde de painéis solares em uma nova fábrica a ser instalada nos Estados Unidos. Esta nova planta será maior do que qualquer fábrica de painéis solares existentes hoje no país. A empresa investirá cerca de 600 milhões de dólares em tecnologia solar e na comercialização de energia, além disso, a operação será complementada pela aquisição anunciada recentemente da Converteam, empresa de conversão energética, por US $ 3,2 bilhões, informou a GE.

A General Electric planeja construir uma fábrica para a produção de finas películas com base em avançada tecnologia destinadas à confecção de painéis solares nos Estados Unidos, que terão capacidade para alimentar 80 mil casas por ano. A instalação de 400 megawatts será maior do que qualquer fábrica americana de produção de painéis solares em operação, empregando 400 funcionários. Vários locais estão sendo considerados para receber as novas instalações, com a decisão final a ser anunciada em breve.

Painel fotovoltaicoO painel de 30 megawatts foi produzido na linha de produção da planta da PrimeStar em Arvada, Colorado. Foi medido pelo Laboratório Nacional de Energia Renovável (NREL) com uma eficiência de 12,8% da área de abertura. Este painel supera todos os recordes anteriormente publicados para filmes finos de CdTe, que é a tecnologia mais acessível solar na indústria. A eficiência do painel solar é aumentada por um componente-chave produzido pela GE a fim de oferecer avançados produtos solares com redução do custo total de energia elétrica para concessionárias e consumidores. De fato, um aumento de 1% na eficiência é proporcional à diminuição de aproximadamente 10% no custo do sistema, disse a GE.

A empresa estima que a demanda global por energia fotovoltaica registre um crescimento de 75 gigawatts ao longo dos próximos cinco anos, com utilidade de escala nas usinas de energia solar que compõem uma parte importante desse crescimento.

A GE também anunciou que novos acordos comerciais abrangendo mais de 100 megawatts em produtos solares de película fina, incluindo painéis e inversores estão sendo fechados com algumas plantas de energia solar. O maior acordo da GE solar até o momento é com a NextEra, que envolve painéis solares de película fina de 60 megawatts. Uma vez implantado, os painéis irão ajudar a incrementar o portfólio de energia solar da NextEra, solidificando a posição da empresa como o maior gerador de energia solar no país atualmente. A NextEra também produz atualmente 4,5 gigawatts de energia renovável, com turbinas eólicas da GE.

Adicionalmente a GE concluiu a aquisição da PrimeStar Solar, Inc., uma companhia de fabricação de película fina e de tecnologia solar, na qual a GE tem mantido uma participação acionária maior desde 2008.

A GE também assinou um acordo com a Invenergy para o fornecimento de painéis solares de película fina e inversores, resultando na geração de 20 megawatts de energia solar. A Invenergy, com sede em Chicago, é uma empresa de geração de energia limpa, e vai instalar os produtos solares em um projeto que está sendo desenvolvido no Estado de Illinois. A Invenergy recentemente assinou um contrato de compra de energia para o projeto, que após sua conclusão, será uma das maiores instalações de energia solar no Estado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia