Statoil descobre mais petróleo próximo à Peregrino

Statoil descobre mais petróleo próximo à PeregrinoMais indícios de petróleo foram descobertos pela Statoil em regiões adjacentes ao campo de Peregrino, na Bacia de Campos, na costa brasileira. Em um poço de exploração perfurado em uma estrutura chamada de Peregrino Sul, a poucos quilômetros do campo de Peregrino, foi encontrado petróleo em arenitos da formação geológica Carapebus.

Uma coluna de petróleo bruto significativo de 130 metros foi comprovada durante os trabalhos de exploração do poço, e ainda serão realizados alguns testes para confirmar os volumes de óleo existentes na coluna. A operação de perfuração está ainda em curso para que as plataformas de perfuração possam penetrar mais fundo no reservatório e explorar um potencial adicional abaixo da camada principal do reservatório.

Resultados significativos

“Os resultados confirmam o potencial significativo na área de Peregrino e sublinham as nossas expectativas”, diz Tim Dodson, vice-presidente executivo de Exploração da Statoil. “Os resultados dessa campanha de exploração serão, de fato, implementados em nossos planos para o desenvolvimento do campo”, diz Kjetil Hove, chefe das atividades da Statoil do Brasil e vice-presidente de desenvolvimento da empresa na área de negócios internacionais de produção.

Após a conclusão das operações na estrutura de Peregrino Sul, haverá também uma avaliação adicional da estrutura de Peregrino Sudoeste, que será perfurada com o intuito de mensurar o tamanho total, em volumes, da descoberta.

Início da produção em Peregrino

A produção de petróleo do campo de Peregrino começou na semana passada e irá gradualmente aumentar a um patamar de 100.000 barris de óleo equivalente por dia, fazendo com que a Statoil se torne um importante operador de longo prazo, além de um promissor parceiro para a crescente indústria de petróleo e gás brasileira.

O desenvolvimento inicial do campo está estimado em 300 a 600 milhões de barris recuperáveis de óleo equivalente, e a nova descoberta irá acrescentar volumes adicionais no futuro. A perfuração do poço está sendo realizada pela plataforma Blackford Dolphin, em lâmina d’água de 120 metros.

Operado pela Statoil, o campo de Peregrino fica a 85 km da costa brasileira do Rio de Janeiro. Em maio de 2010, a Statoil vendeu 40% de participação do campo de Peregrino ao Grupo Sinochem. Atualmente, a Statoil detém participação de 60%, sendo a principal operadora do campo; já a Sinochem permanece com os restantes 40%. A conclusão da operação ainda depende de aprovações governamentais.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password