Cianeto no processo de mineração

Cianeto no processo de mineraçãoO uso de cianeto no processo de mineração de metais como ouro e prata, leva a graves riscos ambientais. O uso de cianeto na mineração de ouro levou a desastres ambientais em muitos países do mundo, como Estados Unidos, Canadá, China, Guiana, Bolívia, Zimbábue, Filipinas e Gana. Em 2008, grupos comunitários e ONGs da Europa e dos Estados Unidos divulgaram um relatório expondo os perigos da liberação não regulamentada de compostos de cianeto de várias minas ao redor do mundo.

O cianeto é mortal para os seres humanos, bem como o meio ambiente. Os principais riscos associados à utilização de cianeto no processo de mineração são a exposição dos trabalhadores ao gás cianeto de hidrogênio concentrado, vazamentos de cianeto para o ambiente e a exposição das comunidades vizinhas ao cianeto em decorrência de vazamentos acidentais. Durante o processo de mineração, a liberação do cianeto, juntamente com outros produtos químicos tóxicos como o arsênio, o cádmio, o chumbo e o mercúrio, conduz a efeitos nocivos e danos permanentes em algumas espécies de animais, além de plantas e seres humanos. Também pode resultar em desmatamento, erosão do solo, deslizamentos de terra e contaminação da água subterrânea.

MineraçãoA liberação de arsênio e outras substâncias químicas tóxicas durante o processo de lixiviação de cianeto é algo bastante perigoso e preocupante. Os resíduos do processo de lixiviação após a mineração do cianeto têm o potencial de impactar negativamente os esgotos municipais e os procedimentos de tratamento de água. Isso aumenta potencialmente o risco de contaminação humana com diversas substâncias tóxicas. Mesmo um vazamento acidental de soluções de cianeto em rios e córregos é capaz de matar maciçamente os peixes e outros animais aquáticos. Especialmente, os peixes de água doce são os organismos aquáticos mais sensíveis ao cianeto.

Os trabalhadores que atuam em operações de mineração de ouro, muitas vezes, acabam sendo expostos ao cianeto durante a lixiviação ou processo de extração do elemento. Essa substância é muito prejudicial ao ser humano na medida em age como um veneno para o corpo. A partir da contaminação, surgem alguns sintomas como dificuldades respiratórias graves, que se desenvolvem quando o cianeto é inalado, ingerido ou absorvido através da pele. A exposição a níveis altos de concentração de cianeto é fatal, levando à vítima ao sufocamento. A exposição a concentrações muito baixas de cianeto causa câncer em pessoas ou animais.

Cabe lembrar que os resíduos da mineração devem ser regulados da mesma forma que outros produtos químicos ou resíduos industriais. Portanto, cabe aos governos locais proibir projetos de mineração que resultam em danos ambientais, a fim de evitar desastres ecológicos. Muitas empresas em países como Estados Unidos, Canadá e Turquia começaram a formar associações para proibir a lixiviação de cianeto no setor de mineração.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password