Os inibidores de corrosão são suprimentos que têm um papel importante a desempenhar, especialmente coem relação a evitar a corrosão de metais em veículos. Entre alguns dos benefícios do uso de inibidores de corrosão, podemos listar alguns exemplos: 

  1. Muitos dos produtos líquidos químicos utilizados na limpeza de veículos, por exemplo, entram em contato com partes metálicas. Contudo, ao usar os inibidores de corrosão, a corrosão e a decomposição e o desgaste do metal são fatores impedidos. 
     
  2. Os agentes lubrificantes são necessários para reduzir a fricção entre as peças metálicas de um veículo, mas como esses óleos lubrificantes possuem potencial de oxidação e podem contaminar as peças que tocam, os inibidores de corrosão são muitas vezes adicionados ao óleo lubrificante.
     
  3. O combustível é armazenado na refinaria, entregue aos tanques petroleiros e, em seguida, é levado em compartimentos especiais até os postos, onde é bombeado nos veículos. Durante esse processo, os combustíveis entram em contato com muitos metais e produtos químicos. Então, os metais têm de estar livres de corrosão para não contaminar o combustível.
     
  4. Não é apenas a indústria automotiva que pode se beneficiar dos produtos inibidores de corrosão. A indústria naval também recebe vantagens com o uso de produtos especiais para inibir a corrosão.
     
  5. Os tanques que armazenam água e combustível têm o potencial de oxidação e contaminam os fluidos, quando não tratados previamente. 
     
  6. Da mesma forma, os tubos também podem enferrujar-se e contaminar os líquidos que passam através deles. Para evitar isso, os produtos químicos de anticorrosão são necessários.
     
  7. A indústria da construção civil é outro setor que se beneficia desses produtos químicos, uma vez que muitos dos metais aproveitados na construção são vulneráveis às condições do tempo.
     
  8. Todos os sistemas de tratamento de água utilizam os inibidores para reduzir os riscos de ferrugem, que danifica a sua capacidade de desempenhar suas funções.
     
  9. Os metais que precisam ser pintados, como portões e grades, são muito suscetíveis à ferrugem; por isso, os inibidores de corrosão são frequentemente utilizados. 
     
  10. Equipamentos industriais como caldeiras, vasos de pressão e torres de arrefecimento precisam funcionar corretamente durante os meses mais frios do ano. Dessa forma, os tipos de inibidores de corrosão e desgaste reduzem o risco de degradação dos metais, que podem gerar quebras e falhas nas máquinas.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais