www.terceirizacaodamanutencao.com.brUma das tarefas mais importantes para assegurar que qualquer fábrica está funcionando sem problemas é a incorporação de um eficaz plano de gestão de reposição de peças de manutenção na rotina de uma fábrica. O gerenciamento de estoque de peças de manutenção, de reposição e de sobrassalentes é um fator muito importante para que os funcionários saibam exatamente onde procurar e encontrar uma peça de reposição desejada, a fim de corrigir rapidamente os problemas da máquina.

Ferramentas de manutençãoAlém disso, controlar efetivamente o estoque de peças de manutenção e de reposição ajuda na elaboração de um calendário de gestão de ativos mais eficaz para cada companhia ou fábrica. Se qualquer tipo de máquina quebra na fábrica, os funcionários precisam ser capazes de encontrar a peça de reposição para as máquinas dentro de um prazo estipulado. Quanto maior a demora em encontrar o componente específico, maior o tempo de inatividade de um equipamento e maiores também são os prejuízos com a parada não programada. A má gestão de estoque de peças e sobressalentes também compromete os prazos de entrega dos produtos acabados.

Contudo, a estratégia de gestão de reposição de estoque pode não ser tão simples como parece. Às vezes, uma fábrica precisa gerir centenas de peças de reposição, a fim de colocá-las no lugar certo. Ter uma lista de todas as peças e sua localização no armazém ajuda na redução do tempo de inatividade de todas as máquinas. Para ajudar nesse trabalho, os sistemas e softwares de computador estão disponíveis para tornar essa tarefa mais fácil hoje em dia. Armazenar e organizar todas as informações em um banco de dados permite uma redução de inventário significativa.

Em sistemas de produção Just-in-time (JIT), uma gestão eficaz e precisa de peças de reposição é algo essencial, e que pode fazer toda a diferença na rotina da produção. Até mesmo em relação aos processos logísticos, o ideal é fazer uso de sistemas informatizados, que asseguram a localização e o armazenamento rápido de peças e também de mercadorias e produtos já prontos para serem despachados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção