Carreira em Engenharia de MinasA Engenharia de Minas é uma disciplina da engenharia que envolve a prática, a ciência e a tecnologia da extração de jazidas minerais de forma segura e lucrativa. É uma disciplina da engenharia que combina conhecimentos de materiais (geológicos, de engenharia civil e de engenharia de materiais) com o estudo das operações de gestão de processos, a fim de determinar a forma de superar os desafios significativos relacionados à extração de riquezas minerais localizadas em depósitos minerais de difícil acesso. Em suma, o engenheiro de mineração é responsável pela extração do minério inicial (definido como material de valor econômico positivo) do depósito das minas.

A Engenharia de Minas, como a maioria das disciplinas de engenharia, precisa constantemente de investimento em cursos, treinamentos específicos, inclusive de segurança do trabalho. No entanto, o engenheiro de minas é confrontado com uma série de desafios que são atípicos para a maioria das outras disciplinas de engenharia.

O projeto de mineração, ou de extração em minas e jazidas, deve considerar as questões relacionadas com a extração de um produto cujo valor se baseia nas flutuações de longo prazo dos mercados de commodities internacionais, bem como deve levar em consideração algumas questões de sustentabilidade, priorizando o meio ambiente. Assim, os engenheiros de mineração em geral têm uma compreensão maior das ciências econômicas, do valor do dinheiro no tempo e dos riscos financeiros associados aos grandes projetos. Além disso, como o valor mineral não é distribuído igualmente em muitos depósitos, a flutuação desse valor também afeta a geometria do depósito mineral.

Engenharia de MinasAo contrário de muitas disciplinas da engenharia, o profissional formado em Engenharia de Minas tem pouco conhecimento do material que ele tem que trabalhar. Algumas aberturas subterrâneas são feitas e destruídas a partir de massas de rocha não-homogêneas, onde as propriedades do material só podem ser provadas com um número relativamente baixo de perfurações rochosas. O segundo desafio significativo que enfrentam os engenheiros de minas são as mudanças de estresse do solo que ocorrem quando grandes volumes de material são extraídos do maciço rochoso.

Para seguir carreira como um engenheiro de minas, o futuro profissional de engenheria deve se preparar ao longo de cinco anos de curso de graduação em Engenharia de Minas, em muitas das diversas universidades espalhadas pelo Brasil, normalmente sendo as Universidades públicas as que oferecem o maior número de vagas. É aconselhável ao estudante de Engenharia de Minas preparar-se com trabalhos práticos, o chamado estágio, durante o período em que estiver estudando. Isso é uma forma de estar inserido em um mercado de trabalho do qual o futuro engenheiro irá participar ativamente, buscando oportunidades em um mercado em crescimento, mas que exige grandes qualificações, como Pós Graduações e cursos de especialização no exterior.

Uma forte aptidão em ciências, matemática, química, física e tecnologia é útil para quem deseja se tornar um engenheiro de minas. O trabalho em si usa a ciência e a tecnologia a fim de extrair minerais, utilizando processos cada vez mais complexos, mas também mais seguros e precisos. O engenheiro de minas também pode supervisionar a construção de minas e de túneis. O acompanhamento da segurança nas minas, bem como acompanhamento do impacto ambiental da mineração, é outro aspecto importante do trabalho no setor de mineração.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial