Como funciona o sistema operacional SymbianA plataforma Symbian OS é um sistema operacional de código aberto para telefones celulares utilizados principalmente pela fabricante de telemóveis Nokia, que permite a recepção de dados mais avançados aos telefones celulares inteligentes. Symbian OS é executado exclusivamente em processadores ARM e evoluiu do sistema EPOC, desenvolvido pela Symbian como um sistema operacional rudimentar assim que surgiram as agendas eletrônicas.

O EPOC OS deu origem ao EPOC16 início no final dos anos 1990 para ajudar a distingui-lo do EPOC32, um sistema operacional mais recente, de 32 bits, que acabou por se tornar o Symbian OS. A empresa de software Psion criou uma joint venture, a Symbian, com vários fabricantes de hardware móvel, sendo elas a Ericsson, a Motorola e a Matsushita.

A principal vantagem do sistema EPOC32 sobre o seu antecessor de 16 bits é a capacidade de realizar multitarefas, ou seja, executar várias funções ao mesmo tempo. Nos aparelhos mais novos, isso pode significar maior capacidade de navegar na web usando o telefone móvel sem perder seu conteúdo ao responder a uma chamada.

Muitos outros fabricantes foram capazes de licenciar o EPOC OS de 32bit para os seus organizadores e outros dispositivos móveis de dados. Desde o final de 1990, o Symbian OS se tornou um dos mais populares sistemas operacionais de dispositivos móveis disponíveis.

SymbianVários fabricantes de dispositivos da Nokia, como a Sony / Ericsson, se comprometeram com o novo projeto da Symbian e anunciaram a adoção do sistema operacional Symbian OS para os celulares. As operadoras sem fio, tais como AT & T e T-Mobile também ofereceram apoio para o projeto.

Symbian OS também é adaptado para incluir outros programas, como o GPS - posicionamento global -, que se tornou tão comum aos aparelhos celulares mais modernos e de alta tecnologia, assim como uma câmera de vídeo.

Nos últimos anos, a Microsoft e Palm têm sido os fornecedores mais discutidos de softwares de sistemas operacionais para telefones móveis, mas o Symbian ganha mais destaque com o passar do tempo. A empresa anunciou em 2008 que o sistema operacional seria de código aberto, permitindo que outros fornecedores e até mesmo os próprios usuários possam adicionar o Symbian OS em seus aparelhos telefônicos móveis.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação