http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/4201-iberdrola-conclui-processo-de-aquisicao-da-elektro/Nesta última quarta-feira, 27, foi concluído o processo de aquisição da distribuidora de energia elétrica Elektro pelo grupo espanhol Iberdrola. A negociação envolveu o montante de 2,4 bilhões de dólares, pago à vista, e servirá como oportunidade para o grupo espanhol continuar expandindo seus negócios no Brasil, um dos países-chave na sua estratégia de expansão internacional.

Em todo o ano de 2010, a Elektro obteve um EBITDA de 370 milhões de euros, além de lucro líquido de 193 milhões de euros. Em 1997, o Grupo Iberdrola se instalou no Brasil, onde é detentora de 39% das ações da holding Neonergia. A compra da Elektro confere à organização a posição de uma das maiores companhias energéticas do Brasil.

Sobre a Elektro

A Elektro é um grupo brasileiro responsável pela distribuição e comercialização de energia elétrica, com mais de 10 anos de existência no setor de energia. Em 6 de janeiro de 1998, a Companhia Energética de São Paulo (Cesp) realizou uma Assembléia Geral Extraordinária, na qual foi constituída a Elektro. Inicialmente, a Elektro era uma sociedade por ações de capital fechado, contudo, mais tarde, também durante a Assembléia Geral Extraordinária, de 23 de janeiro de 1998, a Companhia Energética de São Paulo consentiu a alteração estatutária da Elektro, majorando o capital social da companhia com base na cessão de ativos referentes à distribuição de energia elétrica.

Em 1º de junho de 1998, foram iniciadas as operações comerciais autônomas da Elektro, com a transferência dos empregados da Companhia Energética de São Paulo que operavam na distribuição de energia para a Elektro.

Sobre o Grupo Iberdrola

Maior grupo do setor energético espanhol, a Iberdrola marca presença em 40 países, e atualmente possui em torno de 30.000 funcionários. A empresa é considerada uma das cinco maiores companhias de energia elétrica de todo o mundo, reconhecida por seus serviços e pela grande solidez no mercado, além de superior capacidade de liquidez financeira.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia