Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Índia aprova construção de siderúrgica coreana no valor de US $ 12 bilhões

O Ministro do Meio Ambiente indiano, Jairam Ramesh, disse que as autoridades de Orissa indeferiram os pedidos e, portanto, a 'aprovação final é atribuída ao governo do estado'.

Mais notícias relacionadas a empresas:

Golden apresenta lâmpadas com elevado fator de potência
Linha possibilita usar luz fluorescente em locais grandes com pé direito alto, oferecendo ótima iluminação.


Banco do Brasil facilita compra de equipamentos
BB Crédito Empresa serve para companhias que faturam até R$ 90 milhões anualmente


Honda Brasil investe em energia eólica
Novo parque de energia irá suprir toda a demanda da fábrica de Sumaré (SP) e ...


Nesta última segunda-feira, 02 de maio, a Índia concedeu a aprovação final de construção de uma planta industrial da gigante sul-coreana Posco, fabricante de aço. A proposta de construção no valor de US $ 12 bilhões, que estava em tramitação desde o começo do ano, é um acordo visto como um teste de abertura do país ao investimento estrangeiro.

A fábrica - um dos maiores projetos estrangeiros na ìndia, desde o lançamento das reformas de mercado em 1991 - tem enfrentado uma forte oposição da população local em campanhas no leste do estado de Orissa para salvar as florestas e terras agrícolas.

O Ministério do Meio Ambiente, que deu permissão para a planta ser construída ainda em janeiro deste ano, previa que o governo de Orissa deveria investigar reclamações de moradores que poderiam ser expulsos de suas terras.

O Ministro do Meio Ambiente indiano, Jairam Ramesh, disse que as autoridades de Orissa indeferiram os pedidos e, portanto, a "aprovação final é atribuída ao governo do estado" para conceder 3.100 hectares de floresta à indústria Posco. A lei indiana não estipula que suas terras florestais podem ser apossadas sem a aprovação de pessoas que têm direito à terra.

O negócio envolvendo a Posco, originalmente anunciado em 2005, era observado atentamente como um teste para os investidores estrangeiros, que se mostravam desejosos de entrar na economia de rápido crescimento na Ásia; contudo, eles desconfiaram deste potencial em razão de questões ambientais que prejudicariam seus planos.

A gigante siderúrgica ArcelorMittal, controlada pelo bilionário indiano Lakshmi Mittal, também encontrou-se incapaz de adquirir terras para a construção de uma usina no leste da Índia. Ramesh disse que a aprovação foi condicionada à Posco regenerar uma extensão equivalente de floresta em uma área determinada pelo estado de Orissa, bem como pagar pela terra.

A planta possui "significado econômico, tecnológico e estratégico considerável", disse o ministro, acrescentando que "ao mesmo tempo, as leis sobre o meio ambiente e sobre as florestas devem ser implementadas seriamente".

Ramesh, que ganhou uma reputação por bloquear projetos de investimento, salientou acreditar que as 60 condições impostas pela Posco iriam proteger a ecologia e os meios de subsistência.

Madhuresh Kumar, organizador nacional da Aliança Nacional de Movimentos Populares, chamou a decisão do governo: "O governo está negligenciando sua própria comissão e seus relatórios sobre o projeto e a concessão de terras. A decisão é totalmente ilegal e inconstitucional", disse Kumar.

Alguns funcionários da Posco saudaram a aprovação. "Foi uma espera longa para nós, mas nós seguiremos a lei do país de forma diligente, com total apoio do governo do estado", disse Vikash Sharan, porta-voz da Posco Índia, à AFP.

A industrialização tem sido defendida pelo governo como uma forma de impulsionar o crescimento e tirar milhões de pessoas da pobreza, mas as aquisições de terras, muitas vezes, criam campos de batalha entre grupos locais e empresas.


Editora

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a empresas:

O que é espionagem industrial

A espionagem industrial é uma tentativa de obter acesso a informações sobre planos da empresa, produtos, clientes ou segredos comerciais. Na maioria dos casos, tal conduta, especialmente quando se trata ...
Minério de ferro e ouro impulsionarão lucro da Vale

O avanço no preço do minério de ferro, que cresceu aproximadamente 23% até março, na comparação com o quarto trimestre de 2012, e o acordo ...
Kia Motors faz recall no Brasil

No dia 1º de maio, tem início o recall dos carros modelos Soul, Carens, Carnival e Sorrento (anos 2007 e 2008) e Sorento (2009 a 2011), da montadora Kia ...
Agrale apresenta caminhões na Agrishow 2013

A Agrale apresenta na Agrishow 2013 dois modelos da sua linha de caminhões, o Agrale 8700 e o 14000. A feira acontece entre os dias 29 de abril e ...
Klüber Lubrication investe na gestão do conhecimento

A subsidiária da América Latina da Klüber Lubrication, especializada em soluções com lubrificantes especiais, definiu a gestão do conhecimento como um dos principais pontos da ...
Fiat ultrapassa 5 milhões de carros flex feitos no Brasil

A Fiat ultrapassou nesta semana a marca de 5 milhões de automóveis e comerciais leves produzidos com a tecnologia Flex Fuel. Atualmente, 99% dos veículos produzidos para ...
Bener Presses lança máquina de corte laser por fibra ótica

Na Feimafe 2013, o Grupo Bener apresentará a máquina de corte laser por fibra óptica modelo BLS-F 3015/2000, da Baykal, fabricante turca representada exclusivamente desde 2011 no Brasil ...

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google