Tipos de andaime na construção civilO andaime é um tipo específico de estrutura de montagem, geralmente de natureza temporária, usado para sustentar os trabalhadores e escorar os materiais, enquanto os operários constroem ou repararam uma estrutura, facilitando também o acesso a lugares mais altos em diferentes níveis. Os diferentes tipos de andaimes na construção civil envolvem conexões resistentes de tubulações e pranchas de metal ou de madeira presos e fixados por parafusos e engates, que vêm em muitas formas, dependendo do tamanho e da forma de montagem de estrutura metálica. Alguns tipos de andaime incluem o andaime independente ou andaime gaiola, o andaime de suspensão, andaime fachadeiro, com travamento em X, andaime tubular, entre outros.

O modelo de andaime tubular é indicado para diversos tipos de obra e para as diversos canteiros de obras. O fato de ele ser modular possibilita que a estrutura metálica tenha maior resistência e durabilidade, dispensando ferramentas específicas para sua montagem, uma vez que o encaixe é simples. Qualquer tipo de andaime de metal pode ser produzido em aço inox ou aço carbono. O modelo de andaime fachadeiro, muito empregado na construção civil, permite a maior facilidade na montagem e no manuseio, podendo ser aproveitados para os serviços de pinturas de fachadas e colocação de revestimentos em paredes.

Para garantir a segurança, um andaime deve sempre ser montado de acordo com as instruções do designer e também respeitando as normas de segurança. Os andaimes construídos com mais de 3,7 metros acima do solo precisam contar com um certificado de formação e competência das empresas fabricantes de andaimes, em muitos casos, já que trabalhar em cima de um andaime pode representar um grande perigo e oferecer muitos riscos às pessoas, tanto as que atuam sobre a estrutura quanto as pessoas próximas ao local onde o andaime está instalado. Além do evidente potencial de quedas, lesões e mortes, essas estruturas metálicas, por vezes, ficam muito próximas às linhas de energia e aos componentes elétricas, o que gera riscos de choques e quedas de objetos.

Andaime Ao selecionar um andaime, algumas questões como o projeto do edifício especificado, a forma do andaime e sua localização de montagem devem ser consideradas. A capacidade da estrutura metálica de escoramento de se adaptar aos contornos da estrutura deve também ser levada em conta, especialmente se um andaime modular for utilizado. Além disso, a finalidade para a qual o andaime será empregado é outro tópico importante a considerar no planejamento.

A andaime independente, ou do tipo gaiola, é composto por mais de duas fileiras de tubos metálicos verticais, conectados por peças modulares ou engates rápidos de conexão. Este tipo de andaime é destinado a um único nível, quando se trabalha com um limite máximo. O andaime suspenso pode ser aumentado ou reduzido, uma vez que tem uma plataforma suspensa.

Atualmente, o mercado da construção civil conta com inúmeras empresas fabricantes de andaimes. A empresa Metax, por exemplo, além de oferecer aos clientes uma ampla variedade de produtos e andaimes em diferentes modelos e tamanhos, também trabalha com o sistema de locação de andaimes e comercialização de elevadores e escoramentos, sendo que todos esses produtos seguem as exigências da norma regulamentar NR 18 e as normas da ISO 9001:2000, visando à segurança do trabalho na construção.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil