Usinagem abrasiva de metaisA usinagem abrasiva é um processo que envolve a utilização de produtos abrasivos na raspagem da superfície de objetos e peças metálicas mais endurecidos. Alguns produtos abrasivos contêm grânulos, ou pequenos grãos, e servem para a remoção de materiais que formam camadas sobrepostas às superfícies metálicas. Esses produtos abrasivos também são aproveitados para cortar materiais duros ou polir o aço, por exemplo, entre outras funções.

Os grânulos permitem o trabalho de usinagem abrasiva. Ao utilizar o grão como um abrasivo, é possível conseguir o corte de materiais duros e enrijecidos, especialmente com a aplicação das ferramentas convencionais de corte. As partículas dos grãos, quando sofrem pressão e são friccionadas na peça, desgastam a superfície pouco a pouco. Dependendo da ferramenta de corte utilizada e da pressão exercida, os grãos ajudam a cortar o material com maior facilidade. O processo acaba removendo material superficial o suficiente para criar um corte ou uma fenda na parte metálica, ou até mesmo o polimento do objeto.

Um exemplo comum de material abrasivo de ligamento é uma lixa. Os grãos abrasivos são revestidos com o papel, o que torna o manuseio desse produto muito mais rápido e fácil. Ao regular a velocidade e a pressão do movimento manual, pode-se controlar a intensidade do alisamento pela lixa.

Máquina de corte a jato de águaOs materiais abrasivos soltos são ideais para trabalhar em grandes superfícies ou com superfícies de difícil alcance. Um jato abrasivo é um método que utiliza partículas abrasivas soltos. Esse método, empregado com o uso de equipamentos de jato abrasivo, usa a alta pressão hidráulica ou pneumática para impulsionar os grânulos abrasivos sobre uma superfície, removendo sua camada superficial e deixando-a mais lisa e uniforme.

Há uma infinidade de usos para a usinagem abrasiva em diversos setores. Uma máquina de corte abrasivo, como um disco de moagem, permite que o operador molde e corte matérias que abrangem desde o metal até pedra. As cavidades internas podem ser suavizadas por meio da usinagem de fluxo abrasivo. Já a técnica de lapidação cria uma superfície útil para trabalhos de precisão.

O tipo de usinagem com jato d'água abrasivo é diferente dos modelos de máquinas abrasivas regulares, porque ele não usa grãos sólidos. A água é pressurizada e ejetada em um jato concentrado para direcionar o fluxo na superfície, bem no alvo exato. Ao utilizar a água como um abrasivo, os operadores se livram de duas desvantagens básicas de uma máquina regular de usinagem abrasiva.

Em primeiro lugar, alguns abrasivos sólidos são caros. O carboneto de silício e o diamante utilizados como abrasivos industriais são caros tanto em termos de fabricação quanto no que tange à aquisição. Em segundo lugar, o atrito gerado a partir do abrasivo provoca calor elevado, o que aumenta o custo de resfriamento para o processo. Já a água, por exemplo, tem duas funções: age como um refrigerante e um abrasivo, o que poupa ao operador os custos adicionais com os abrasivos sólidos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica