Produtos abrasivos revestidos são mais duráveisUm abrasivo revestido consiste em um mineral ligado a um material mais sólido com cola ou resina. Os minerais podem ser naturais ou sintéticos, ao passo que material de suporte pode ser produzido em pano ou papel. Uma carga eletrostática é utilizada para aplicar o mineral sobre a superfície de suporte; então, o calor e a pressão são normalmente envolvidos no processo para formar um abrasivo revestido.

A lixa é um exemplo comum de suprimento abrasivo revestido, contudo, os produtos abrasivos são produzidos em uma variedade de formas e tamanhos para uma infinidade de propósitos. Alguns tipos de produtos de polimento para uso geral estão disponíveis em placas, rolos, correias e discos. Os modelos de discos pesados e leves servem para cortar e modelar materiais como metal ou madeira.

Minerais sintéticos ou naturais podem ser usados para fazer um abrasivo revestido. Os minerais naturais de polimento incluem o esmeril e o açafrão. Carboneto de silício e óxido de alumínio estão entre os minerais sintéticos mais utilizados. As partículas minerais são classificadas de acordo com o tamanho. Os tamanhos variam de 12, que é o mais grosseiro, até a série 600. Os números mais elevados indicam partículas mais finas.

Disco abrasivoO suporte utilizado para produzir um material abrasivo revestido pode ser um tipo único ou uma combinação de até três materiais, que são classificados de acordo com quesitos como peso, flexibilidade, dureza e resistência. Panos e tecidos como o algodão ou poliéster podem ser aproveitados. A fibra é usada frequentemente para a produção de abrasivos de discos e lixas. A combinação destes materiais é capaz de produzir abrasivos especiais para cada tipo de aplicação.

Para unir o material abrasivo ao material de suporte, normalmente são aplicadas algumas gotas e cola ou resina líquida para unir o produto como um todo. Os revestimentos adesivos podem ser aplicados em diferentes combinações, a fim de alcançar características de desempenho diferentes. Cola aplicada sobre a base do abrasivo produz um acabamento suave, já a resina sobre cola proporciona melhor resistência ao calor. Resina sobre a resina produz suprimentos abrasivos mais rígidos e duráveis, e também mais resistentes ao calor.

Ao aplicar o mineral a um revestimento protetor de pano, um processo eletromagnético é empregado. Neste processo, o tecido é primeiro revestido com cola ou resina; a partir disso, um campo elétrico é produzido. O abrasivo é atraído para o apoio e o adesivo mantém-se unido. Existem muitas outras variações de produtos abrasivos revestidos disponíveis, bem como diversos meios de produção. Cabe lembrar que os usos desses produtos abrasivos são praticamente ilimitados.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais