Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Meio ambiente: Causas e efeitos da poluição da água

É essencial entender primeiro as fontes que contribuem para esse problema, e elas incluem os produtos químicos nocivos das fábricas, ou a fumaça perigosa libertada pelos veículos.

Mais notícias relacionadas a meio ambiente:

Lubrificantes Fênix minimiza impacto com oxidação térmica
A preocupação com o meio ambiente está no DNA da empresa desde sua fundação.


Empresas de biotecnologia representam Brasil na Bio 2013
Maior convenção do setor acontece em abril nos EUA


Para que servem as cortinas de lodo
Também conhecidas como barreiras de lodo, são usadas para evitar que sedimentos de construção poluam ...


Meio ambiente: Causas e efeitos da poluição da águaA água é um recurso precioso e importante para a base de sobrevivência humana e animal. Ocupa parte máxima da terra, da qual 97% é formada por água salgada, 2% está sob forma de geleiras e 1% é de água potável. Grande parte de nossas atividades diárias depende muito da água disponível no mundo, mas a qualidade da água também tem relação com fatores como desperdício e contaminação dos líquidos. Nas últimas décadas, a contaminação de mares, rios e lagos tem se agravado, gerando altos índices de poluição nesse ambiente natural, em razão, especialmente das atividades humanas que causam destruição aos recursos naturais ao longo dos tempos. É possível relacionar diversas causas e efeitos da poluição da água, mas é necessário analisar todos os pontos negativos para que se consiga estabelecer meios de conservar a qualidade da água e reverter o quadro de poluição ambiental, que já destruiu boa parte do ecossistema mundial.

Causas da poluição da água

Existem muitos fatores que levam à poluição da água. É essencial entender primeiro as fontes que contribuem para esse problema, e elas incluem os produtos químicos nocivos das fábricas, ou a fumaça perigosa libertada pelos veículos. A seguir, observaremos algumas fontes diretas e indiretas da poluição da água.

Agricultura

Lagos, rios e córregos formam uma fonte de água doce que está sob a constante ameaça de contaminação. Os agricultores ou proprietários de terras que se situam perto dessas fontes de água fresca e doce contribuem para que os poluentes cheguem até os rios e lagos. Os agricultores que produzem cultivos em larga escala têm a necessidade de tratar e cultivar suas lavouras, bem como de fornecer alimentos de qualidade para a crescente população. Contudo, manter essas lavouras, muitas vezes, requer o uso de pesticidas e fertilizantes, produtos químicos que acabam sendo levados pela água da chuva até as fontes de água doce, prejudicando a vida aquática e baixando a qualidade da água potável.

Vazamento de óleo

Os vazamentos de petróleo representam um grande problema ambiental. Nesse contexto, a vida aquática fica gravemente afetada devido aos derrames de hidrocarbonetos por navios petroleiros e plataformas de perfuração offshore. Isso porque o óleo forma uma espessa camada que bloqueia a luz e sufoca os peixes, fazendo com que morram.

Resíduos Industriais

Os resíduos das indústrias ou fábricas contribuem muito para o problema da poluição da água. Eles usam poços de injeção para despejar todos os materiais prejudiciais e insolventes nos corpos de água. Mas essas emissões de materiais podem ser fatais caso entrem em contato com o solo, ar ou com a água, devido aos seus efeitos nocivos sobre a saúde dos humanos e dos animais.

Descarte de plásticos no meio ambiente

O plástico é um material que importante no contexto industrial, comercial e residencial e que é produzido e utilizado em larga escala. Muitos produtos consumidos em todo o mundo são fabricados em plástico, por ser um material durável e fácil de produzir. No entanto, o plástico leva cerca de 400 anos para se degradar e, enquanto isso não acontece, é capaz de matar muitos peixes e animais marinhos. Embora o corpo do animal morto se decomponha mais rápido, o plástico ainda permanece no ambiente onde foi despejado e representa uma ameaça para outros animais marinhos.

Efeitos da poluição da águaUso da água no ambiente doméstico

Nossas atividades diárias exigem o uso de água, como lavar roupas, lavar utensílios, tomar banho, regar plantas ou lavar as mãos. Essas atividades resultam em desperdício de água. Os produtos que são usados durante a realização dessas atividades incluem sabões, detergentes, xampus, entre outros produtos químicos prejudiciais e que não podem ser completamente filtrados quando se misturam com a água.

Esgoto

As redes de esgoto contêm fezes e resíduos dos afazeres domésticos. Esses resíduos são despejados através de canos de esgoto, que é tratado em estações de tratamento de água residuais. No entanto, se este esgoto não for bem tratado, ele provoca a contaminação da água e dá origem a muitas doenças de veiculação hídrica. Muitos países em desenvolvimento que não têm acesso a boas condições sanitárias enfrentam o problema da poluição de água e do esgoto mal tratado.

Efeitos da poluição da água

A poluição da água ocorrida durante tantos anos a fio trouxe um desequilíbrio ao ecossistema. Aqui estão alguns dos efeitos da poluição da água que oferecem uma grande ameaça à vida na Terra.

Doenças de origem hídrica

Os países subdesenvolvidos enfrentam muitos problemas de saneamento, o que acaba oferecendo riscos à saúde da população. A água contaminada contém microorganismos geradores de doenças como a febre tifóide, diarréia, vermes, ascaridíase, entre muitas enfermidades fatais. Devido às más condições de vida, os países subdesenvolvidos não contam com acesso fácil a tratamento de água, e a maioria das doenças é transmitida através da água reciclada, devido à péssima qualidade da filtragem. Mesmo a contaminação da água do mar leva a problemas como dor de ouvido, erupções cutâneas, respiração inadequada, infecções no estômago e vômitos. Além disso, o consumo de água contaminada resulta em efeitos adversos sobre os órgãos do corpo, provocando sérios danos ao coração e aos rins.


Editora

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a meio ambiente:

ABNT lança norma sobre manufatura reversa de eletroeletrônicos

Nesta sexta-feira (19 de abril), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em São Paulo a norma ABNT NBR 16156:2013 - Resíduos de equipamentos eletroeletr ...
Desenvolvimento econômico sustentável

O termo desenvolvimento econômico sustentável refere-se ao saldo de crescimento econômico junto com as necessidades sociais e ambientais. Para que o crescimento econômico seja considerado sustent ...
Como funciona um sistema de esgotos

Um sistema de esgoto de águas residuais move o material isolado a partir de seu ponto de origem, de modo que possa ser eliminado ou tratado. Existem três principais ...
Prós e contras de sacolas reutilizáveis

Com tantos problemas ambientais que assolam o planeta, o ideal seria que todas as pessoas contribuíssem para evitar a poluição originada pelo acúmulo de lixo, especialmente por ...
Poluição causada por produtos plásticos

O plástico tornou-se um produto essencial para as pessoas ao redor do mundo. Desde a sua descoberta por Alexander Parkes em 1852, tem sido um dos produtos mais usados ...
O que é biorremediação

A biorremediação é um método, dentro do campo da biotecnologia, criado para impedir as crescentes ameaças provenientes de formas graves de poluição ambiental. Como o nome sugere ...
Ministro da Economia alemão ainda se opõe a licenças de emissão de carbono

Ministério da Economia da Alemanha continua em oposição a um plano da União Europeia para conter um excesso de oferta de licenças no maior mercado mundial ...

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google