Meio ambiente: Causas e efeitos da poluição da águaA água é um recurso precioso e importante para a base de sobrevivência humana e animal. Ocupa parte máxima da terra, da qual 97% é formada por água salgada, 2% está sob forma de geleiras e 1% é de água potável. Grande parte de nossas atividades diárias depende muito da água disponível no mundo, mas a qualidade da água também tem relação com fatores como desperdício e contaminação dos líquidos. Nas últimas décadas, a contaminação de mares, rios e lagos tem se agravado, gerando altos índices de poluição nesse ambiente natural, em razão, especialmente das atividades humanas que causam destruição aos recursos naturais ao longo dos tempos. É possível relacionar diversas causas e efeitos da poluição da água, mas é necessário analisar todos os pontos negativos para que se consiga estabelecer meios de conservar a qualidade da água e reverter o quadro de poluição ambiental, que já destruiu boa parte do ecossistema mundial.

Causas da poluição da água

Existem muitos fatores que levam à poluição da água. É essencial entender primeiro as fontes que contribuem para esse problema, e elas incluem os produtos químicos nocivos das fábricas, ou a fumaça perigosa libertada pelos veículos. A seguir, observaremos algumas fontes diretas e indiretas da poluição da água.

Agricultura

Lagos, rios e córregos formam uma fonte de água doce que está sob a constante ameaça de contaminação. Os agricultores ou proprietários de terras que se situam perto dessas fontes de água fresca e doce contribuem para que os poluentes cheguem até os rios e lagos. Os agricultores que produzem cultivos em larga escala têm a necessidade de tratar e cultivar suas lavouras, bem como de fornecer alimentos de qualidade para a crescente população. Contudo, manter essas lavouras, muitas vezes, requer o uso de pesticidas e fertilizantes, produtos químicos que acabam sendo levados pela água da chuva até as fontes de água doce, prejudicando a vida aquática e baixando a qualidade da água potável.

Vazamento de óleo

Os vazamentos de petróleo representam um grande problema ambiental. Nesse contexto, a vida aquática fica gravemente afetada devido aos derrames de hidrocarbonetos por navios petroleiros e plataformas de perfuração offshore. Isso porque o óleo forma uma espessa camada que bloqueia a luz e sufoca os peixes, fazendo com que morram.

Resíduos Industriais

Os resíduos das indústrias ou fábricas contribuem muito para o problema da poluição da água. Eles usam poços de injeção para despejar todos os materiais prejudiciais e insolventes nos corpos de água. Mas essas emissões de materiais podem ser fatais caso entrem em contato com o solo, ar ou com a água, devido aos seus efeitos nocivos sobre a saúde dos humanos e dos animais.

Descarte de plásticos no meio ambiente

O plástico é um material que importante no contexto industrial, comercial e residencial e que é produzido e utilizado em larga escala. Muitos produtos consumidos em todo o mundo são fabricados em plástico, por ser um material durável e fácil de produzir. No entanto, o plástico leva cerca de 400 anos para se degradar e, enquanto isso não acontece, é capaz de matar muitos peixes e animais marinhos. Embora o corpo do animal morto se decomponha mais rápido, o plástico ainda permanece no ambiente onde foi despejado e representa uma ameaça para outros animais marinhos.

Efeitos da poluição da águaUso da água no ambiente doméstico

Nossas atividades diárias exigem o uso de água, como lavar roupas, lavar utensílios, tomar banho, regar plantas ou lavar as mãos. Essas atividades resultam em desperdício de água. Os produtos que são usados durante a realização dessas atividades incluem sabões, detergentes, xampus, entre outros produtos químicos prejudiciais e que não podem ser completamente filtrados quando se misturam com a água.

Esgoto

As redes de esgoto contêm fezes e resíduos dos afazeres domésticos. Esses resíduos são despejados através de canos de esgoto, que é tratado em estações de tratamento de água residuais. No entanto, se este esgoto não for bem tratado, ele provoca a contaminação da água e dá origem a muitas doenças de veiculação hídrica. Muitos países em desenvolvimento que não têm acesso a boas condições sanitárias enfrentam o problema da poluição de água e do esgoto mal tratado.

Efeitos da poluição da água

A poluição da água ocorrida durante tantos anos a fio trouxe um desequilíbrio ao ecossistema. Aqui estão alguns dos efeitos da poluição da água que oferecem uma grande ameaça à vida na Terra.

Doenças de origem hídrica

Os países subdesenvolvidos enfrentam muitos problemas de saneamento, o que acaba oferecendo riscos à saúde da população. A água contaminada contém microorganismos geradores de doenças como a febre tifóide, diarréia, vermes, ascaridíase, entre muitas enfermidades fatais. Devido às más condições de vida, os países subdesenvolvidos não contam com acesso fácil a tratamento de água, e a maioria das doenças é transmitida através da água reciclada, devido à péssima qualidade da filtragem. Mesmo a contaminação da água do mar leva a problemas como dor de ouvido, erupções cutâneas, respiração inadequada, infecções no estômago e vômitos. Além disso, o consumo de água contaminada resulta em efeitos adversos sobre os órgãos do corpo, provocando sérios danos ao coração e aos rins.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente