Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Tecnologia RFID protege a cadeia de fornecimento nos EUA

Com o aumento do roubo de carga, mais empresas estão implantando o sistema RFID para alertar os carregadores sobre carga adulterada em tempo real.

Mais notícias relacionadas a armazenagem & logística:

Pallets termicamente tratadas
Tratamento térmico de pallets serve para impedir infestações de bactérias, fungos e insetos nas mercadorias.


Santos Brasil atende clientes por chat
Usuários podem tirar dúvidas e acessar informações sobre a companhia online em tempo real.


Rotatividade de estoque
Estratégia logística pretende fazer o giro das mercadorias, perecíveis ou não, nos pontos de venda.


Tecnologia RFID protege a cadeia de fornecimento nos EUAUm recente estudo sinaliza que o roubo de carga continua sendo um problema crescente nos Estados Unidos, afetando o fornecimento de uma vasta gama de produtos na cadeia de abastecimento, mas que a tecnologia RFID (Radio-Frequency IDentification, ou, Identificação por rádio-frequência) pode ser uma solução forte e eficaz no comabte ao roubo de cargas em estradas e rodovias.

De acordo com o Relatório Anual de roubo de carga de 2010 da FreightWatch, empresa líder em soluções de logística de segurança americana, o roubo de carga em toda a indústria dos Estados Unidos aumentou 4,1%, em 2010, com uma média de 75 incidentes de roubo de carga por mês, um novo recorde.

A indústria de alimentos e bebidas foi a que apresentou a maior dificuldade em contabilizar os prejuízos, batendo quase 21% da atividade total do roubo de cargas, com um valor de perda média de 125 mil dólares por incidente. O setor de eletrônicos representou 19% do total de roubo de carga, com uma perda média por incidente de 512 mil dólares.

A indústria farmacêutica não é atingida com grande frequência, mas paga por custos muito mais representativos. Segundo o relatório, o saque de cargas de produtos farmacêuticos compõe apenas 5% do total de roubo de carga em volume, com média de 3,78 milhão de dólares por roubo, tornando-se assim um dos alvos mais lucrativos entre os ladrões de carga.

Para dissipar as preocupações sobre o aumento de incidentes de roubo, as empresas estão assumindo um papel pró-ativa a fim de proteger seus produtos e toda a cadeia de abastecimento e logística. A Pfizer, por exemplo, começou a embalar o medicamento Viagra com as etiquetas RFID, que permite combater não somente o roubo, mas também a falsificação de produtos.

Identificação por rádio-frequênciaA EarthSearch Communications, entretanto, começou a desenvolver um produto baseado em comunicação sem fio entre um GPS e RFID para rastrear as remessas de cargas através de seu sistema LogiBoxx.

A tecnologia permite que os carregadores possam rastrear a localização de sua carga em qualquer ponto de toda a cadeia de supply chain. O RFID está programado para alertar o sistema a cerca de eventuais anomalias.

Tecnologia RFID

A tecnologia de Identificação por rádio-frequência (RFID) utiliza a comunicação através do uso de ondas de rádio para a troca de dados entre um leitor e uma etiqueta eletrônica acoplada a um objeto, para fins de identificação e rastreamento. Algumas etiquetas de RFID podem ser lidas a vários metros de distância, e além da linha de visão do leitor. A aplicação da leitura de massa permite uma leitura de marcas quase que simultaneamente.

O processo de identificação por frequência de rádio envolve a parte de hardware conhecida como interrogadores (também conhecidos como leitores) e tags (também conhecidas como etiquetas), que é um transpondedor.

A maioria das etiquetas RFID contém pelo menos duas partes: uma é um circuito integrado para armazenar e processar informações e ondas de modulação e demodulação de rádio-frequência (RF), a outra parte é uma antena para receber e transmitir o sinal de rádio.


Editora

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a armazenagem & logística:

O que é modelo de distribuição

Um modelo de distribuição é um método de envio que as empresas usam para levar seus produtos do ponto de origem até ao ponto de venda final. O tipo ...
Segundo graneleiro construído no Brasil será lançado ao mar

O navio Log-In Tucunaré, segundo graneleiro construído no país, fará sua viagem inaugural amanhã, no Estaleiro Eisa, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. A embarcação ...
Saiba mais sobre o problema do corte de estoque

O problema de corte de estoque é uma equação de otimização que tem aplicações importantes na indústria e também gera interesse para programadores e especialistas em ...
Aplicação do projeto em logística

Projeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o movimento das tarefas associadas ...
Aplicação da Lei Marítima

A chamada Lei Marítima é um conjunto de leis sobre transporte interestadual ou internacional que trata de navegação por embarcações marítimas. Sua aplicação abrange tanto o ...
O que é near sourcing

Near sourcing é um termo usado para descrever quando uma empresa estrategicamente coloca algumas ou todas as suas operações perto de onde seus produtos finais são vendidos. Esse conceito ...
Análise da cadeia de suprimentos

A análise da cadeia de suprimentos é o processo de avaliação de cada etapa de uma empresa que está entregando um produto para os clientes. Esse método requer ...

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google